Governador Casagrande coloca infraestrutura da Defesa Civil à disposição de Linhares

O governador Renato Casagrande acompanhou neste fim de semana a situação das chuvas em Linhares, norte do Estado, a partir do Centro de Inteligência da Defesa Civil. Por causa das chuvas, o Rio Doce ultrapassou a cota de inundação, atingindo 4.28. Diante disso, famílias do bairro Olaria foram encaminhadas para um abrigo no ginásio poliesportivo do bairro Juparanã e na Casa de Acolhida. Ao todo, são 40 desabrigados.

Junto, no Centro de Inteligência, com o comandante dos Bombeiros, Coronel Cerqueira; o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Aguiar; o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Busatto e o chefe do Notaer, Major Anechini, Casagrande afirmou que já fez contato com o prefeito Bruno Margotto Marianelli (Republicanos), com os vereadores e com a Eco101, pois há pontos de alagamento. Disse ainda que colocou a Defesa Civil à disposição da cidade, com  aeronaves e embarcações para retirar as pessoas que se encontrarem ilhadas. Também destacou que a gestão estadual irá auxiliar na reconstrução da infraestrutura local, se necessário.

Conforme consta no Boletim Extraordinário da Defesa Civil, Linhares se encontra em alerta muito alto para risco hidrológico. Outros municípios do norte e noroeste estão com alerta vigente. Em Baixo Guandu, Colatina e Marilândia, o alerta é significativo, até esta segundo feira (26). Nas cidades de São Mateus e Nova Venécia, moderado.

ESTADO

Ao todo, são 1.673 pessoas atingidas no Espírito Santo, sendo 1.213 desalojados e 460 desabrigados. A região mais impactada é a norte, com oito municípios. A única cidade do sul que aparece no Boletim com pessoas desalojadas ou desabrigadas é Mimoso do Sul. No norte, o local mais impactado é São Mateus, com 838 desalojados e 343 desabrigados. Nova Venécia registra 150 desalojados e 48 desabrigados. Mimoso do Sul tem 120 desalojados. Jaguaré, 30; e Sooretama, 26. Pedro Canário tem 20 desalojados e 21 desabrigados. Ibiraçu, 18 desalojados e oito abrigados. Por último vem Colatina, com 11 desalojados.

A previsão do tempo para esta segunda-feira é de períodos de céu nublado e chuva ou pancada de chuva ocasional, mas sem expectativa de acumulados muito elevados. A temperatura máxima pode subir um pouco mais em relação ao fim de semana. Quanto ao risco geológico, é moderada a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa nas mesorregiões noroeste e litoral norte devido aos elevados acumulados registrados nos últimos dias e à previsão de chuva moderada, que poderá incrementar a umidade do solo, deflagrando deslizamentos de terra pontuais, especialmente em taludes de corte-e-aterro e queda de barreiras na beira de estradas.

ES FALA: informação e imagem crédito Século Diário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido