Colatinenses vão à Brasília para a posse de Lula

Neste domingo, 1º de janeiro de 2023, mais de 300 mil pessoas devem participar da festa de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do vice Geraldo Alckmin. Eles tomarão posse em sessão solene do Congresso Nacional, às 15 horas, no Plenário da Câmara dos Deputados, mas a festa popular, as atrações culturais e gastronômicas e os shows musicais começam antes, a partir das 10h.

E um grupo de Capixabas, entre eles colatinenses da presidência do Partido dos Trabalhadores de Colatina, também irão prestigiar a posse do presidente Lula.

O grupo, contendo participantes dos movimentos sociais capixabas, se encontraram, neste sábado (31), na Praça do Papa, em Vitória e às 5 horas seguiram viagem para a capital. 

O grupo vai participar das comemorações populares que ocorreram na Esplanada dos Ministérios, e após o término das festividades, volta para o Estado do Espírito Santo, no dia 2 de janeiro de 2023.

Devido a ação do empresário bolsonarista, Jorge Washington de Oliveira Sousa, que foi preso por montar um artefato explosivo em uma caminhão de combustível, perto ao Aeroporto de Brasília, no dia 24 de novembro, fez com que a preocupação, não somente da segurança, mas também de populares, aumentasse ainda mais.

” Em relação às ações antidemocráticas que possam acontecer, todos nós estamos cientes”, revela Jaldo, membro do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Colatina.   

SEGURANÇA REFORÇADA

Para que um evento de magnitude da posse presidencial aconteça, é fundamental que exista um esquema igualmente complexo de segurança. Os efetivos das Polícias do Senado e da Câmara também estarão a postos para garantir a tranquilidade de autoridades, convidados e colaboradores previamente autorizados para a solenidade.

O sistema de segurança é reforçado e extrapola os limites do Congresso Nacional, contemplando toda a Esplanada. Para que essa área esteja protegida, existe uma estratégia de atuação que integra as Forças Armadas e as auxiliares. 

Será proibido acessar a área com armas brancas ou objetos pontiagudos como tesouras, garrafas de vidro e latas, hastes de bandeiras, espetos de churrasquinhos, apontador a laser e similares, armas de brinquedo ou réplicas, barracas, tendas, fogões e similares, fogos de artifício e artefatos explosivos, dispositivos de choque elétrico ou sonoros (como megafone), substâncias inflamáveis, drogas ilícitas ou quaisquer outros materiais que coloquem em risco a segurança das pessoas e do patrimônio, como guarda-chuvas muito grandes ou pontiagudos e cadeiras. Não será permitido acessar a área com animais, exceto cães-guia.

Mobilidade

Por questões de segurança, ocorrerá restrição de veículos e de pessoas no dia da posse. As vias S1, S2, N1 e N2 serão interditadas, com acesso restrito à região do Congresso Nacional. O trecho que vai da via L4 até a Esplanada também estará com restrições.

Os ônibus coletivos seguirão a programação horária de sábado, com aumento no número de viagens conforme a demanda de passageiros. A operação do Metrô-DF será das 9h às 2h da madrugada, com todas as estações abertas para embarque e desembarque até as 22h. Depois desse horário, somente a Estação Central ficará aberta para embarque, com desembarque em todas as estações.

A PMDF fará revistas pessoais e bloqueios nas principais vias da Esplanada dos Ministérios e em meio ao público.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), o bloqueio da S1 será feito a partir da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto. Os motoristas que estiverem na L2 Norte não poderão acessar a Esplanada. A liberação das vias para o trânsito de veículos somente ocorrerá após avaliação técnica, após a finalização do festival e dispersão do público. Quem for de carro ao evento, pode estacionar no Setor Bancário Norte, Setor de Autarquias e Setor de Diversões, locais indicados também para desembarque de táxis e de veículos de aplicativos.

Ainda segundo a SSP-DF, o acesso de pedestres no dia 1º será somente pela N1. Não será autorizado o acesso pela S1 ou pelas escadarias dos ministérios. 

ES FALA: informações parciais Agência Senado

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido