Números da repressão ao tráfico de drogas em Colatina cai 50% em 1 ano

A repressão ao tráfico de drogas em Colatina caiu em 2022. Os números divulgados pela Polícia Civil mostram que em 2021 a repressão ao tráfico de drogas foi maior, totalizando 220 inquéritos de flagrantes por tráfico de drogas em Colatina. Já em 2022 esse número caiu pela metade, 110 inquéritos por prisões em flagrante.

O ES Fala conversou com o delegado Deverly Pereira Junior, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ele disse que essa diminuição da repressão ao tráfico de drogas gerou aumento de homicídios, pois com o aumento de armas em circulação, isso gerou roubos e esse monte de crimes de disparos de arma de fogo, vídeos com ostentação de armas, traficantes, etc.

O delegado explicou ainda que em dezembro de 2021 houve uma mudança na metodologia de trabalho das polícias, motivada pelas naturais alterações de comando na segurança pública municipal, que ocorreu naquela época.

O ES FALA questionou como Colatina pode voltar a ter números positivos, tanto em relação a repressão ao tráfico de drogas e a redução nos números de homicídios, o Delegado respondeu: “Em termos de Polícia Civil e de investigação, o que eu posso afirmar é que a Delegacia de Narcóticos de Colatina e a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa planeja o retorno de ações que eram implementadas em 2018 a 2021, no nosso âmbito de atuação e que diminuíram ao longo de 2022”.

O Delegado finalizou a entrevista com a seguinte afirmação: “Saímos de uma série histórica de redução de homicídios, de 2018 a 2021, com 4 anos de recordes seguidos, para o que a gente tem hoje. Que não é ruim se olhar para o que se tinha antes, mas se olhar o padrão de excelência que Colatina atingiu por 4 anos seguidos, não há como refutar que se tratou de um retrocesso muito grande”.

Números de homicídios dobrou em 2022 na comparação com 2021

No final do ano de 2021, Colatina foi destaque na redução com 11 registros de homicídios, ficando com a menor taxa do Estado dentre os municípios com mais de 100 mil habitantes, sendo ela: 8,85/100mil. Foi a continuidade de uma série histórica de redução que começou em 2018 com 30 casos, 2019 sendo registradas 16 mortes, 2020 com 13 óbitos e 2021 com 11 registros.

Mas essa série de redução foi quebrada no ano passado com o registro de 22 casos em Colatina.

ES FALA: imagem crédito Portal Juristas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido