Procon de Colatina orienta os pais quanto às compras dos materiais escolares

A compra de material escolar está entre as primeiras despesas do ano. Para ajustar os gastos ao seu orçamento, a pesquisa de preço é uma prática importante, além de outros cuidados na volta às aulas dos estudantes. Sabendo disso, o Procon Municipal de Colatina preparou orientações para ajudar os consumidores nesta missão. 

A primeira orientação é para que os pais fiquem atentos à lista de materiais fornecida pela escola, pois muitos itens não podem constar na relação de produtos. De acordo com o Procon, os materiais de uso coletivo, como produtos de higiene e limpeza, são proibidos. As escolas não podem também exigir marcas ou indicar locais de compra, pois trata-se de venda casada. A exceção fica por conta apenas de artigos que não são vendidos no comércio, como as apostilas pedagógicas. Os livros, por sua vez, podem ser reaproveitados, desde que o conteúdo esteja atualizado. 

No momento da compra, tanto presencial quanto pela internet, é imprescindível que guarde todos os comprovantes da mercadoria, especialmente a nota fiscal. 

Nas compras pela internet, é necessário saber se o site é confiável e conhecido para evitar dificuldade em caso de reclamação. 

Qualquer dúvida ou reclamação, o consumidor deve recorrer ao Procon Municipal, que atende no térreo do Colatina Shopping, loja 19, no centro da cidade. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Atende também pelo telefone 3721-1313 e ainda pelo e-mail [email protected].

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido