Tema de samba enredo de escola campeã do carnaval de Vitória, veja o que diz a ciência sobre o pôr do sol de Colatina

Quem mora em Colatina, tem o privilégio de ver quase que diariamente uma paisagem de tirar o fôlego. De qualquer lugar, que observar o céu durante o fim da tarde vai admirar um belo pôr do sol. Se tiver o rio Doce ao fundo, a paisagem vira tema de cartão postal de tanta beleza.

Uma eleição feita pelo programa de televisão Fantástico, em 2014, apontou o pôr do sol de Colatina como o terceiro mais bonito do país.  Antigos moradores de Colatina contam a história de que uma revista internacional elegeu o entardecer colatinense como o segundo mais bonito do mundo, em pesquisa realizada no ano de 1960.

O orgulho da cidade, esteve no Sambão do Povo, mais precisamente embalando o enredo da campeã do Carnaval de Vitória, 2023, Mocidade Unida da Glória (MUG). Cantando as belezas de Colatina a MUG brilhou na avenida e sagrou-se mais uma vez campeã.

Mas o que diz a ciência sobre o pôr do sol de Colatina?

Segundo o professor de física Ernani Vassoler Rodrigues, alguns fatores contribuem para o fenômeno, como o espalhamento da luz do sol.

“A luz do sol que chega até a atmosfera, quando passa por ela, tem um espalhamento da parte luminosa, que é mais azulada e violeta. É isso que faz com que a gente perceba a parte mais avermelhada e alaranjada do sol. Algumas cidades e conjunturas locais promovem essa combinação; o sol costuma se pôr perto de algum monte, a um certo rio ou praia, que dão esse efeito estético”, Diz.

ES FALA: informação coluna HZ/a Gazeta/imagem crédito Dr Junior Zaqué.     

2 respostas

  1. Estudei (Científico) no Colégio Conde de Linhares, na década de 1960, portanto sou testemunha ocular e ao vivo dessa beleza natural que é o pôr do sol Colatinense. Parabéns, também, para MUG pela escolha do tema e consequente vitória.

  2. Eu sou de Barra de S. Francisco ES, tenho 69 anos, e moro em Colatina ES desde 1977 e não me canso de admirar o nosso por do sol Colatinense.
    Um verdadeiro show da natureza !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido