Agora

Sessão solene na ALES homenageia Colégio Marista de Colatina pelos 70 anos

Proposta pelo deputado Sérgio Meneguelli (Republicanos), a Assembleia Legislativa (Ales) realizou na segunda-feira (27) sessão solene para comemorar os 70 anos do Colégio Marista de Colatina. A unidade foi homenageada com troféu, sendo representada pelo diretor, Jorge Vargas. Além do diretor, integraram o local de destaque o ex-aluno marista e diretor-presidente das mantenedoras União Brasileira […]

Por ES Fala
· 2 min de leitura Atualizado · Sem comentários
Sessão solene na ALES homenageia Colégio Marista de Colatina pelos 70 anos
????????????????????????????????????

Proposta pelo deputado Sérgio Meneguelli (Republicanos), a Assembleia Legislativa (Ales) realizou na segunda-feira (27) sessão solene para comemorar os 70 anos do Colégio Marista de Colatina. A unidade foi homenageada com troféu, sendo representada pelo diretor, Jorge Vargas.

Além do diretor, integraram o local de destaque o ex-aluno marista e diretor-presidente das mantenedoras União Brasileira de Educação e Ensino e União Norte Brasileira de Educação e Cultura, José de Assis Elias de Brito; o superior da Comunidade Marista de Colatina, irmão Claudino; o vice-diretor administrativo, Rodrigo Boone; o diretor do Colégio Marista de Vila Velha, Túlio Marques; e a diretora da Escola Marista Champagnat de Terra Vermelha, em Vila Velha, Neide Lebarcky.

O deputado Sérgio Meneguelli destacou que “a realização da sessão solene integra as comemorações desta importante instituição de ensino, reforçando, junto à sociedade sua imagem de destaque na educação em Colatina”.
Sobre a importância do Colégio Marista para a educação no município, falou o provincial do Marista Brasil Centro-Norte e diretor-presidente das mantenedoras União Brasileira de Educação e Ensino e União Norte Brasileira de Educação e Cultura, José de Assis Elias de Brito.

70 ANOS

O Colégio Marista de Colatina foi fundado no dia 17 de janeiro de 1953, ano em que chegaram os primeiros irmãos Maristas em Colatina. No início, o Colégio tinha o nome de Ginásio Nossa Senhora do Brasil e funcionava com o sistema de internato para os alunos que vinham do interior. Só estudavam alunos do sexo masculino e as aulas eram ministradas pelos próprios irmãos.

A partir de 1968, importantes acontecimentos vieram enriquecer a história do Colégio Marista de Colatina: abertura de matrícula para o sexo feminino, abertura da pré-escola e do 2º grau, integração dos leigos às atividades da escola e ensino fundamental gratuito para crianças e jovens empobrecidos da comunidade colatinense.

O Colégio Marista é um centro educativo católico que a Igreja, por meio do Instituto dos Irmãos Maristas, oferece à sociedade para promover a formação integral de seus alunos.

Compartilhe esta notícia

Sem comentários

Deixe seu comentário

Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Mais em Educação

As notícias da semana no seu e-mail

Todo fim de semana, o resumo do que mais importou em Colatina, no Noroeste e no Espírito Santo. Grátis, e dá para sair quando quiser.