Concursos, obras e defesa da democracia: Veja o raio X dos 100 dias do novo governo Casagrande

O novo mandato de Renato Casagrande à frente do Executivo estadual, após sua reeleição no segundo turno das eleições do ano passado, chega aos 100dias nesta segunda-feira (10).

Apesar de estar em seus meses iniciais, a nova gestão casagrandista já soma importantes anúncios e entregas, posicionamentos decisivos por parte do mandatário e bastidores políticos agitados. 

PRINCIPAIS DESTAQUES

• Logo na primeira semana de seu mandato, Casagrande teve de lidar com um  dos momentos mais críticos e tensos na área da segurança pública no Estado. 

• Em 7 de janeiro deste ano, três ônibus foram incendiados durante ataques criminosos realizados de maneira orquestrada na Capital. As investidas contra o transporte público geraram medo e apreensão na população.

• Casagrande foi a público prontamente e disse que o crime organizado seria punido com o merecido rigor.

Menos de dois dias após ter de enfrentar momentos de tensão no Estado em que governa, Casagrande, assim como demais governadores da federação, se viu impelido a ir a Brasília para participar de uma reunião de emergência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em função dos ataques golpistas contra as sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro deste ano.

• A reunião tinha como foco o apoio de todos os chefes dos Executivos estaduais em defesa da democracia e das instituições públicas.

• Em 12 de janeiro, Casagrande convocou representantes de todos os Poderes no Estado, e criou um gabinete de crise, cujo foco seria monitorar a organização de possíveis atos antidemocráticos em território capixaba. Era a primeira vez que a medida estava sendo implantada.

• Ainda durante sua cerimônia de posse, realizada em 1º de janeiro, no Palácio Anchieta, Casagrande deu início a parte dos anúncios que faria ao longo dos primeiros meses de sua gestão. 

• Durante coletiva de imprensa, o mandatário afirmou que o Estado abriria 5 mil vagas em concursos públicos a serem realizados ao longo deste ano.

•  Já em nove de janeiro, o governador anunciou ter cobrado, durante reunião com o Ministério da Infraestrutura, ajuda do governo federal para resolver impasses relacionados às BRs 101, 262, 259 e 447.

• Pouco mais de um mês depois de ter pedido apoio do governo federal na resolução do impasse envolvendo a concessão da BR-262, após a Eco101 ter desistido, no ano passado, de administrar a via, Casagrande anunciou, em 26 de fevereiro, que o edital da nova concessão seria publicado no dia 27 do mesmo mês. O edital, entretanto, foi lançado em 30 de março deste ano.

REAJUSTES

Entre os principais projetos de autoria do governo do Estado enviados à Assembleia Legislativaeste ano, e que foram aprovados, destacam-se o reajuste de 5¨% nos vencimentos de todos os servidores da rede estadual, a mudança no modelo de aposentadoria dos policiais e bombeiros militares e, por fim, a criação de 172 novos cargos comissionados na estrutura do Executivo.

O QUE FOI APROVADO

• Em 27 de fevereiro deste ano, foi aprovado um Projeto de Lei Complementar (PLC) de autoria do governo do Estado, mudando as regras de aposentadoria dos policiais e bombeiros militares. 

• Com a aprovação da matéria, a expectativa é que mais de 4 mil militares, entre policiais e bombeiros, sejam transferidos para a reserva remunerada nos próximos três anos.

• Em 28 de março deste ano, foi aprovado o reajuste de 5% no salário de todos os servidores do Executivo estadual. No total, 96.771 servidores, contando ativos, aposentados e pensionistas, terminaram beneficiados com a medida.

• Também em 28 de março foi aprovado o projeto do governo do Estado visando à criação de 172 cargos comissionados na estrutura do Executivo estadual. A medida dividiu opiniões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido