Balestrassi assina ordem de serviço para duplicar ponte que liga os bairros Esplanada e Marista nesta terça-feira (11)

Nesta terça-feira (11) ocorrerá a assinatura das Ordens de Serviço, 19 horas, em frente ao supletivo, no bairro Pedro Vitali, de uma das obras mais aguardadas pelos moradores da região que é a duplicação da ponte que liga os bairros Esplanada e Marista.

Publicidade

A Prefeitura de Colatina vai construir a nova Ponte Agostinho Galdino Breda, popularmente conhecida como Ponte do Irajá. O projeto também prevê a revitalização da Avenida Champagnat.

A ponte será projetada reta, em toda sua extensão, e a nova estrutura vai ganhar nova faixa de rolamento de 3,90 metros, totalizando 11,63 metros de largura, e reforço do arco central e dos arcos de sustentação. Além disso, será criada faixa de transição dos veículos em ambos os sentidos da via. A passagem de pedestre será mantida em uma extremidade da ponte.

Publicidade

As obras devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2023. Ao todo, serão investidos R$ 3,5 milhões na construção da nova ponte, que deve ficar pronta em 18 meses.

“Nós mantivemos a memória arquitetônica da Ponte Agostinho Galdino Breda original, potencializando seu aspecto turístico. E esta obra vai trazer um impacto espetacular no trânsito da cidade. As pessoas vão poder chegar muito mais rápido em suas casas, economizando tempo e distância, facilitando a mobilidade urbana em toda a região”, destacou o Prefeito Guerino Balestrassi.

Publicidade

Superestrutura

A ponte atual é executada em estrutura mista de aço e concreto contemplando dois arcos que dão sustentação ao tabuleiro. Possui 43,80 m de comprimento e 7,17 m de largura.

A nova ponte seguirá o mesmo método estrutural já encontrado, e será adicionado uma nova estrutura metálica (arco) que servirá de sustentação ao novo tabuleiro, além da realização de reforço da parte superior do arco central e dos arcos de sustentação.

Desta forma, a largura final da ponte será de 11,63 m, contemplando duas faixas de tráfego de 3,90 m, além de uma calçada 0,95 m com guarda-corpo metálico ao longo de sua borda.

O Secretário de Obras de Colatina, João Paulo Calixto, destacou a importância da obra para a cidade. “É uma obra importante que vai mudar toda a rotina de trânsito da cidade, uma vez que a ponte está na região central do município. É um anúncio muito esperado e que trabalhamos com muito empenho para viabilizar. Será mais uma grande entrega na gestão do Prefeito Guerino Balestrassi”, disse. 

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão abaixo e envie sua mensagem.

Notificar informação incorreta

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Envie sua mensagem usando o formulário abaixo.