Governo do Estado: Psicólogos e assistentes sociais vão ajudar a melhorar a convivência na escola

Um protocolo de atenção psicossocial e de ações pedagógicas é um dos eixos do Plano de Segurança Escolar do Espírito Santo, lançado em sessão solene na semana passada, última quinta-feira (27), com o objetivo de combater a violência e também prevenir ataques a escolas capixabas. Um dos pontos a ser trabalho é a convivência escolar.

Esta atenção por profissionais psicólogos e assistentes sociais está entre as ações anunciadas durante o lançamento do projeto, que também implanta câmeras com inteligência artificial no entorno das escolas, cria um código específico para atendimento de ocorrências envolvendo ameaças e ataques em unidades escolares e treina alunos e professores com simulação de situações de risco, para que eles saibam como agir em caso de possível invasão ao ambiente escolar.

ATUAÇÃO

O documento elaborado pelo Executivo estadual está dividido em cinco eixos, sendo que um deles trata da atuação dos psicólogos e assistentes sociais. 

Eixo de Gestão Inovadora: compreende soluções relacionadas ao recebimento e à classificação de ocorrências policiais relacionadas à violência no ambiente escolar.

Eixo Ações de inteligência: abarca a atuação do sistema de inteligência. Ainda nesse eixo, o Disque-Denúncia 181 passa a dispor de um ícone específico e protocolo próprio para recebimento de denúncias do ambiente escolar.

Eixo de Ações Preventivas: coordena ações educativas que já existem nas corporações da Segurança Pública e promove novas ações.

Eixo de Fortalecimento Operacional: prevê mudanças nas estruturas das corporações da Segurança Pública que vão permitir respostas mais eficientes na temática da segurança escolar.

Eixo de Ações Pedagógicas e Psicossociais: reúne iniciativas da Secretaria da Educação (Sedu), a serem implementadas por meio do Plano Estadual de Segurança Escolar, no âmbito da Educação, com o objetivo de garantir a segurança e a ampliação das medidas de prevenção para toda a comunidade escolar.

Dentro do eixo das ações psicossociais, será desenvolvida a expansão da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie). Atualmente, existem na rede pública estadual de educação 402 escolas e 219.945 estudantes, sendo extremamente necessário que o número de profissionais de psicologia e serviço social seja ampliado.

A expansão das equipes “Apoie”, que tem como objetivo desenvolver ações no âmbito das demandas psicossociais presentes no cotidiano escolar, visando contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes, justifica-se pela necessidade e importância do trabalho dos profissionais de psicologia e serviço social na educação, contribuindo no desenvolvimento de diversas temáticas.

TEMAS

prevenção da violência;
acolhimento e escuta ativa;
promoção de cultura de paz;
conhecimento sobre afetos e emoções;
comunicação não violenta;
convivência democrática;
relação professor-aluno;
fortalecimento do vínculo estudante e escola;
direitos humanos;
abordagem com a família;
dimensões sociais do estudante no contexto escolar;
orientação profissional;
uso abusivo de drogas;
gravidez na adolescência;
configurações familiares;
abandono e evasão escolar;
situações de risco e violações de direitos, entre outras temáticas que emergem no espaço escolar.

De acordo com o Plano, a característica da atuação psicossocial exige permanência e continuidade dos serviços ofertados, o que pode ser fortemente impactado pela ausência prolongada de profissionais.

SECRETÁRIO ESCLARECE SOBRE O ATENDIMENTO

Sobre a contratação de 270 profissionais da área da Psicologia e da Assistência Social, o secretário, Vitor de Angelo, explicou, durante a cerimônia, que a atuação dessa nova equipe não será baseada em atendimento clínico.

“Trata-se de uma equipe multidisciplinar, mas que não faz atendimento clínico. São 270 psicólogos e assistentes, ampliando a capacidade para 20.400 atendimentos individuais, podendo promover mais de 6 mil rodas de conversa”, detalhou.

Ainda segundo o secretário, esses profissionais serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por 3 ou 4 escolas.

As estratégias adotadas com o plano foram elaboradas e discutidas no Comitê Integrado Governamental de Segurança Escolar, que contou com mais de 40 pessoas de 16 instituições distintas.

O grupo foi criado em fevereiro. Em novembro de 2022, após ataque em duas escolas de Aracruz, no Norte do Estado, o governo implementou uma Sala de Situação para dar apoio às vítimas e começar a discutir as primeiras ações que viriam a ser adotadas.

Uma resposta

  1. Boa noite, acho muito importante,a decisao de nosso, governador.abre aspas..mais o maior perigo se encontra,dentro das casas dos alunos. Porque a maioria dos pais encentiva seus filhos ao erros. Ex.educa.mais nao diciplina.ou vice versa. Faz uso abusivo ,alcool ou drogas, brigas ou discursoes na frente dos filhos castigos fora do comum.,violencia. Domestica na educacao.e o pior estingue,os filhos ficarem .na frente de computador.ensinando,jogos perigosos que incetiva,odio.morte etc ate compra p eles na internet.as criancas.fala com estranho.pessoas. que nunca .viram na vida..acho que a palestra entre pais pelo menos uma vez por semana.deveria acontecer. O problema .nao estao
    Nas criancas. Mais sim na maioria dos pais ..
    Fecha aspas…..

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