Febre maculosa: Colatina está entre municípios capixabas com casos confirmados da doença neste ano

Moradores de Colatina devem ficar atentos à febre maculosa. Com um caso notificado na cidade, a doença requer cuidados e socorro rápido quando identificados alguns dos sintomas.

Desde o início deste ano, o Espírito Santo já registrou nove casos em sete cidades, mas sem mortes, cenário bem diferente de 2022, quando 25 casos foram notificados, sendo 14 curas e 11 mortes. Além de Colatina, registraram casos da doença neste ano os municípios de Afonso Cláudio (01), Barra de São Francisco (02), Mimoso do Sul (02), Nova Venécia (01), Laranja da Terra (01) e Domingos Martins (01). A doença é causada pelo carrapato estrela infectado que picam os animais, em geral capivaras e cavalos. Se descoberta rapidamente, a doença tem cura.

A febre maculosa não é contagiosa, não podendo ser transmitida entre pessoas através do toque.

BRASIL TEM 49 REGISTROS DE FEBRE MACULOSA EM 2023, COM SEIS MORTES

O Brasil registrou 49 casos de febre maculosa ao longo deste ano, segundo atualização do Ministério da Saúde feita na última terça-feira (13). Desse total, seis evoluíram para a morte do paciente.

A Região Sudeste é a que concentra a maioria dos registros, com 26, sendo nove no Espírito Santo, sete em São Paulo, seis no Rio de Janeiro e quatro em Minas.

Em 2022, foram registrados 190 casos da doença no Brasil, com 70 mortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido