Vídeo/crime ambiental: assassinato de Jiboia no interior de Colatina causa revolta

Um crime ambiental ocorreu neste domingo (2), no interior de Colatina. Ao ver uma cobra jiboia na beira da estrada, ao lado de um matagal, seu habitat natural, um homem, guiando uma motocicleta, fez questão de passar em cima do animal e, não se dando por satisfeito, voltou e repetiu o ato, matando o animal não peçonhento.

O fato foi registrado na chamada Estrada do Sabaini. A enorme cobra, aparentemente jovem, ficou na beira da estrada. 

Um vídeo gravado por uma pessoa, cuja identidade não foi revelada, registra o tamanho do animal morto pelo motociclista. As imagens correram por grupos de aplicativos, com várias pessoas demonstrando a revolta por um animal, em seu habitat natural ser morto desta forma.

JIBOIA ANIMAL NÃO PEÇONHENTO

“As jibóias, cobra não peçonhenta,  são animais que possuem um grande corpo comprido e cilíndrico. O seu tamanho é uma característica marcante, sendo observados indivíduos de até quatro metros de comprimento. As fêmeas, quando comparadas aos machos, destacam-se por apresentarem um tamanho maior.

A coloração das jiboias é variada e, dependendo da subespécie, podemos observar diferentes padrões. Alguns indivíduos, por exemplo, apresentam a cor cinza predominante; outros, a coloração marrom; e existem ainda aqueles que possuem coloração bem escura, quase no tom de preto. As escamas das jiboias são pequenas e irregulares.

A cabeça das jiboias é bem destacada do restante de seu corpo e apresenta um formato retangular (veja próxima figura). Os olhos apresentam pupilas verticais. Esse animal apresenta uma musculatura do corpo bem desenvolvida, sendo essa musculatura fundamental para comprimir o corpo de sua presa. Para capturá-la, essas serpentes contam com sentidos desenvolvidos, sendo capazes de captar estímulos térmicos, químicos e visuais.”

“As jiboias são animais que apresentam uma expectativa de vida relativamente alta. Em média, esses animais podem viver de 25 a 30 anos.”

CRIME AMBIENTAL

LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998.

CAPÍTULO V

DOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE

Seção I

Dos Crimes contra a Fauna

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas:

I – quem impede a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida;

II – quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural;

III – quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Fonte: Tô na Mídia CP

9 respostas

  1. Será que é habitação natural essas giboias nesse canto perto onde mora pessoas? Tenho parentes que trabalham por esses lugares aí há muitos anos e nunca ouvi falar que existissem por esses lados. Observo que desde que ouve a enchente de 2013, com a inundação do museu de santa Teresa, que aparece de vez em quando uma giboias por aí. Ela não tem veneno mas, pode causar danos a um trabalhador ou crianças em zona rural. E por ser um ambiente onde tem pequenas reservas naturais, com certeza os órgãos ambientais não vão lá captura lá. Eles não estão dando conta nem no estrago ambiental que vem acontecendo na cidades!

    1. Independente de o animal estar ou não em seu habitat não justifica oq o motociclista fez. O tamanho do animal mesmo que pareça intimidador, não oferece risco a pessoas. Não é uma sucuri…o animal não é peçonhento e não estava em nenhuma residência. Cadeia e multa sim pro motociclista

    1. Fazem nada…. Simplesmente falam ” Lamento pela a perda” Meus sentimentos ”
      Se fosse eu no lugar desse motorista eu nem sei o que eu fazia…

      Ninguém faz nada não…

      Agora se for pra dá multa ou prender vão rapidinho, pois no Brasil e assim que ganha dinheiro….

      Ninguém olha um trabalhador numa panha de café, imagina pega um pé bruto de café e ter uma cobra dessa ?? Kkkk

  2. Gente!
    Concerteza a pessoa deparou com
    a cobra desse tamanho e se apavorou para matar!
    Ele concerteza nem imaginou se era cobra que causava ameaça ou nao…. desde que se diz cobra ja é uma ameaça ja causa medo etc… e nun cado desses não da tempo da pessoa ir pesquisar ela apresenta ameaça ou não,se é cobra inofenciva ou não!
    Eu no caso se eu tivesse coragem eu faria o mesmo se eu não desmaiasse antes!
    Nào vejo isso como crime ambiental!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido