Governo do Estado: estão abertas as inscrições para os cursos do Bolsa Técnica

Estão abertas as inscrições do Programa Bolsa Técnica, que oferta bolsas integrais para cursos técnicos de nível médio, presenciais, em instituições privadas do Espírito Santo. As vagas oferecidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), são para cursos técnicos profissionalizantes que serão ministrados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

São mais de 274 vagas ofertadas em cinco polos municipais do Senai: Senai Cachoeiro, Senai Colatina, Senai Linhares, Senai Serra e Senai Vitória. A oferta de vagas é para três cursos técnicos: Eletrotécnica, Eletromecânica e Manutenção Automotiva. Cada curso tem carga horária de 1.280 horas.

O processo seletivo é destinado aos candidatos que concluíram o Ensino Médio Regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA/EM), inclusive CEEJA/ENCCEJA, a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá acessar a página www.acessocidadao.es.gov.br e realizar o seu cadastro no acesso cidadão utilizando número de CPF e e-mail (em ambos não poderá ser utilizado de terceiros) e, após, acessar a página www.selecaoaluno.es.gov.br, ler as orientações contidas no presente edital e preencher a ficha de inscrição. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas uma escola, um curso e um turno. A indicação inválida de opção de curso no formulário de inscrição implicará o cancelamento da inscrição.

A seleção será em etapa única. Será analisado o histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente, considerando as pontuações do resultado anual/média final das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, referente ao ano letivo de 2022, ou ao último ano cursado pelo candidato, com resultado aprovado, observando-se até duas casas decimais, em número de pontos, sem arredondamentos. O cálculo pode ser visualizado no edital.

Serão classificados para a matrícula os candidatos com maior pontuação por ordem decrescente.

Na classificação dos candidatos, em caso de empate na pontuação, serão obedecidos, para desempate, os critérios, a seguir, aplicáveis na seguinte ordem:

  • Maior pontuação em Língua Portuguesa;
  • Idade, prevalecendo o candidato de idade mais avançada;
  • Ordem de inscrição.

Será considerado ELIMINADO o candidato que:

  • Usar meios fraudulentos;
  • Deixar de apresentar qualquer documento solicitado.
  • Informar as NOTAS FINAIS diferentes do apresentado nos itens presentes no edital

Os candidatos suplentes serão relacionados por ordem classificatória e poderão se matricular, caso haja vagas, por ordem de chegada, de acordo com o cronograma divulgado com o resultado, conforme a organização das turmas pelo SENAI ofertante.

O resultado será divulgado no dia 17 de julho, no site da Secti www.secti.es.gov.br e no site www.selecaoaluno.es.gov.br.

O período de inscrição será encerrado no domingo (16).

Leia o Edital AQUI:

https://secti.es.gov.br/editais-abertos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido