Vândalos saqueiam e depredam túmulos no cemitério de Baunilha

Crime, sacrilégio, vandalismo… Fica até difícil enquadrar a ação de delinquentes que causaram enorme transtorno aos familiares de parentes que já faleceram e estão sepultados no cemitério de Baunilha, distrito de Colatina. 

Ao chegar no local que simboliza o descanso eterno neste domingo(30), a professora  e escritora Loressa Campostrini, de 48 anos, se deparou com uma cena inesperada: viu túmulos sem imagens e até mesmo sem a placa que identifica a lápide.

Ela compartilhou um vídeo nas redes sociais para mostrar a situação. Loressa cresceu em Baunilha e tem parentes enterrados no cemitério. Ao visitar o túmulo do marido, ela percebeu a ausência de uma escultura que amigos fizeram para ele. “A gente tinha peças valiosas que foram roubadas. Uma escultura que amigos fizeram para o meu marido não está mais lá. Levaram da nossa família um crucifixo de bronze”, disse a professora.

Depois da última visita, ela acredita que viu mais de 20 túmulos saqueados. “Roubam a moldura de metal, fotos, esculturas em cima do túmulo, placas de identificação. A gente se sente como se fosse vítima de um assalto. Se sente invadido. Eu não dormi essa noite, não sei expressar o sentimento que a gente tem. É uma falta de respeito, algo inaceitável”, contou Campostrini.

A Prefeitura de Colatina informou que vai enviar uma equipe ao local para verificar os danos. A administração também orienta que os familiares registrem o caso na polícia.

Segundo a Polícia Civil, não houve acionamento para uma ocorrência com essas características. A corporação informou que para investigar casos como esse é necessário o registro de uma ocorrência, seja pessoalmente em uma delegacia ou pela internet no site delegaciaonline.sesp.es.gov.br.

PUNIÇÃO

O ato se configura como dano ao patrimônio. A legislação prevê pena de um a seis meses de detenção ou multa. Também pode haver enquadramento no crime de violação de sepultura, o qual prevê pena de reclusão de um a três anos e multa.

OBS.: IMAGEM ILUSTRATIVA DE TÚMULOS DEPREDADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido