Governo do Estado: voluntários religiosos recebem capacitação em Colatina

Com o tema “Capacitação de Assistência Social Espiritual às Pessoas Privadas de Liberdade”, a Secretaria da Justiça (Sejus) promoveu, no último sábado (12), em Colatina, um encontro com cerca de 100 voluntários que atuam com assistência religiosa nas unidades prisionais do Estado.

A ação é realizada anualmente pela Assessoria de Assistência Religiosa (ASRE) e o Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter), com o objetivo de apresentar as metodologias e a fundamentação legal da assistência religiosa nos presídios.

A coordenadora do Ginter, Maria Jovelina Debona, destacou que a capacitação é fundamental para o alinhamento das atividades religiosas com os procedimentos de segurança existentes nas unidades.

“Atuamos para que a assistência religiosa, prevista na Lei de Execução Penal (LEP), seja realizada de forma harmoniosa no sistema prisional. Prezamos pelo respeito à diversidade de crenças e a capacitação é pensada nesse sentido. Visamos promover a manifestação da fé, sem impactar nas questões de segurança das unidades”, destacou Maria Jovelina Debona.

No mês de julho, a capacitação foi realizada para representantes de diversas entidades religiosas de Cachoeiro de Itapemirim. 

Sobre o Ginter

O Ginter é composto por assessores teológicos que contribuem de forma voluntária com a Sejus para a assistência religiosa no sistema prisional, qualifica os voluntários que atuam nas unidades prisionais e também atua na ampliação da assistência espiritual ofertada nos presídios, além de articular os grupos religiosos cadastrados com a direção das unidades prisionais.

A Portaria nº 1.135-R disciplina a assistência espiritual ofertada nas unidades
prisionais do Estado. Atualmente, a assistência religiosa no sistema prisional é realizada por 2.369 voluntários cadastrados, distribuídos em 27 denominações religiosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido