Outubro Rosa: conheça a história de superação da colatinense Rosiane após o diagnóstico de câncer de mama

Receber o diagnóstico de câncer de mama é um momento que abala profundamente qualquer pessoa, e para Rosiane Trezena da Silva, de 51 anos, moradora de Colatina, não foi diferente. Em suas próprias palavras, “o chão se abriu” quando, há um ano, ela recebeu a notícia após a realização de exames de mamografia e ultrassonografia da mama. A partir desse momento, Rosiane iniciou uma jornada de luta contra a doença que seria verdadeiramente desafiadora.

Seu tratamento incluiu radioterapia, realizado em Vitória, e oito sessões de quimioterapia, realizadas em Colatina. Durante o processo, Rosiane enfrentou várias reações adversas, incluindo uma alergia intensa.

Em janeiro deste ano, Rosiane passou por uma cirurgia de quadrantectomia, na qual foi retirado o quadrante inferior da mama direita. Desde o início do tratamento, seu maior temor era o impacto que a doença teria em sua vida, pois ela tinha uma família e responsabilidades profissionais. No entanto, Rosiane encontrou força em sua fé em Deus e no apoio incondicional de sua família, que sempre esteve ao seu lado. Ela manteve sua determinação ao continuar trabalhando mesmo durante a quimioterapia, e em nenhum momento considerou desistir.

Apesar do apoio caloroso de sua família e amigos, o medo e a incerteza persistiam. Um dos momentos mais desafiadores para Rosiane foi comunicar seus pais e sua filha de apenas seis anos sobre sua condição. Sua maior preocupação era como a filha reagiria, mas, mesmo tão jovem, a pequena foi uma fonte crucial de força para Rosiane. O apoio amoroso de seu esposo e de sua filha também desempenhou um papel fundamental em sua jornada.

Atualmente, Rosiane ainda está em tratamento, mas agora está em uma fase que envolve medicação oral e acompanhamento médico regular. Ela descreve sua jornada como marcada pela gratidão e força, e aprendeu a importância da empatia e a se colocar no lugar do outro. Rosiane expressa profunda gratidão a Deus por tudo o que passou, pela coragem de vencer os obstáculos e pela oportunidade de viver intensamente.

ES FALA: informação Prefeitura de Colatina (Mulheres que Inspiram no Outubro Rosa).

2 respostas

  1. Há dez anos tive o prazer de acompanhar a campanha Outubro Rosa patrocinada pelas mulheres da associação Amigas Para o Bem Viver e pude observar o carinho, a abnegação, a solidariedade e o acolhimento que essas guerreiras dispensam a todas mulheres diagnosticadas com o câncer. Todas te amam Rosiane e lhe acolheram de braços abertos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido