Escola do interior de Colatina recebe sala sensorial para autistas em parceria com Prefeitura de Colatina e Lions Clube

Mais uma conquista para a educação inclusiva na cidade de Colatina, à medida que a Escola Fazenda Pinotti, localizada em São João da Barra Seca, torna-se a 13ª escola a ser contemplada com uma sala sensorial para autistas. Essa iniciativa é resultado de uma parceria efetiva entre o Lions Clube de Colatina e a Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo dessa ação é proporcionar um ambiente estimulante e preparatório para crianças com necessidades especiais, tanto dentro quanto fora da escola. As salas sensoriais são espaços especialmente projetados para atender às necessidades do público de educação especial, abrangendo crianças com dificuldades motoras e de aprendizagem. Cada sala está equipada com brinquedos e materiais que trabalham os sentidos das crianças, promovendo seu desenvolvimento cognitivo e sensorial.

A diretora da escola, Marta Zanotelli, expressou sua gratidão pela nova sala sensorial, destacando a importância da inclusão na comunidade escolar. “Essa sala será muito importante para nossa escola, pelo fato de termos 5 estudantes com diagnóstico de autismo, e também para os estudantes de escolas vizinhas da região que poderão ser atendidos aqui.”

SIGA O INSTAGRAM DO PORTAL DE NOÍCIAS ES FALA: @esfalaoficial

Imagem crédito vereador Wanderson Rodrigues.

O vereador Wanderson Rodrigues compartilhou como a iniciativa surgiu: “Eu estive em um evento na escola há algum tempo e notei que um dos alunos estava visivelmente estressado com a presença de tantas pessoas. Foi então que a professora explicou que aquele aluno era autista, e posteriormente foram identificados mais quatro alunos com autismo na escola. Conversando com uma empresária local, que tem dois filhos autistas e se sensibilizou com as ações do Lions Clube na implantação dessas salas nas escolas, ela decidiu doar uma sala sensorial para ser instalada em uma escola da cidade. Foi então que apresentei a ela o Lions Clube de Colatina, no qual faço parte, e escolhemos a escola do interior, Fazenda Pinotti, para ser contemplada.”

Cecília Manhães, mãe de um filho autista, também compartilhou suas razões para contribuir com a sala sensorial: “Eu, como mãe de uma criança autista, fui profundamente sensibilizada pela presença de cinco crianças autistas na escola. Decidi doar essa sala porque reconheço a importância de melhorar a integração social e auxiliar no desenvolvimento dessas crianças.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido