Mulheres são maioria no Espírito Santo, mas algumas cidades desafiam a tendência. São Domingos e Lindenberg estão na lista

O Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que a parcela feminina do Espírito Santo atingiu 51,2% no ano passado, com 1.963.649 mulheres em comparação com 1.870.063 homens. Embora as mulheres detenham a maioria da população no estado há décadas, algumas cidades surpreendem ao apresentarem uma maioria masculina.

Municípios como São Domingos do Norte e Governador Lindenberg, que fazem divisa com Colatina, figuram nessa lista. Santa Leopoldina se destaca como o município com a maior proporção de homens no Espírito Santo, registrando 110,4 homens para cada 100 mulheres. São Domingos do Norte também chama a atenção, com uma proporção de 109,9 homens para cada 100 mulheres. Outras cidades que se juntam a esse ranking incluem Vila Valério (106,4), Divino São Lourenço (106,4) e Governador Lindenberg (105,9).

Em contrapartida, a capital, Vitória, apresenta o menor valor para esse indicador, onde a população feminina supera a masculina com 86,2 homens para cada 100 mulheres. Bom Jesus do Norte aparece em segundo lugar, com uma proporção de 89,3 homens para cada 100 mulheres, seguido por Cariacica (93,1), Vila Velha (93,2) e Serra (93,4).

O IBGE aponta que, devido ao envelhecimento demográfico, é esperado que o número de homens seja gradualmente menor que o número total de mulheres, uma vez que as mulheres, em média, apresentam menor taxa de mortalidade em todas as etapas da vida. Essa tendência deve continuar a moldar o perfil populacional do Espírito Santo nas próximas décadas.

ES FALA: imagem ilustrativa/crédito Dr Sílvio Bromberg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido