Evangélicos luteranos celebram o Dia da Reforma Protestante nesta terça-feira (31)

No dia 31 de outubro, é celebrado o Dia da Reforma Protestante. Foi nesta data, em 1517, que Martinho Lutero pregou as teses que abalaram a Igreja Católica e dividiram o cristianismo. Em virtude do acontecimento, algumas cidades capixabas, principalemte de colonização alemã, comemoram a data anualmente, parte delas com feriado e programações especiais.

Várias cidades da região como Baixo Guandu, Pancas, Nova Venécia, Itarana, Itaguaçu, Vila Valério, comemoram data com o feriado pelo Dia da Reforma Protestante. A data não é um feriado estadual ou federal, cabendo a cada município decidir a aderência. Em Colatina, por exemplo, não é feriado na data.

Para os luteranos, a Reforma Protestante levou a mudanças importantes em diversos aspectos da sociedade: além da religião, foco principal da revolta do então jovem monge, transformações na educação, na ética, na política e no trabalho também foram inspiradas pelos ideais protestantes. As contestações de Lutero provocaram mudanças que ultrapassaram os muros da igreja – ou das igrejas, como passaria a ser a partir da Reforma Protestante — e que têm impacto até os dias de hoje.

No Brasil, onde chegou no início do século 19, com os imigrantes alemães, o luteranismo marca presença principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

Foto: Estátua de Martinho Lutero na Alemanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido