Sêxtuplos de Colatina completam um mês de vida; confira o que mudou na rotina dos pais



Theo, Lucca, Henry, Maytê e Eloá, os bebês frutos de uma gestação de sêxtuplos, completam um mês de vida nesta quarta-feira (1°). Filhos da dona de casa Quezia Romualdo e do marceneiro Magdiel Costa o nascimento das crianças mudou a rotina do casal e mobilizou as redes sociais durante a gestação e ainda chama atenção quando o assunto é a evolução das crianças.

Os sêxtuplos nasceram em um parto de 10 minutos às 17h10 do dia 1º de outubro, em Colatina. Quezia Romualdo, que estava internada desde o dia 5 de setembro, estava com falta de ar e contrações e passou por cirurgia cesariana em um hospital da cidade. No dia do parto, a dona de casa tinha acabado de completar 27 semanas de gravidez.
No dia 6 de outubro, a morte do pequeno Matteo foi confirmada pela família. O bebê teve o seu quadro clínico agravado em função da prematuridade extrema.

Nesta terça-feira (31), os pais contaram o que mudou na rotina da família após o nascimento das crianças, que continuam internadas. Os pequenos Theo, Henry e Maytê estão em hospitais da Grande Vitória. Já Lucca e Eloá continuam no hospital São Bernardo, onde nasceram.

Cansaço, descobertas e gratidão. São essas as palavras que definem o primeiro mês do nascimento dos sêxtuplos para a mãe Quezia Romualdo, que completou 30 anos na segunda-feira (30).

“Confesso que foi uma fase desafiadora. A vida de UTIN é muito difícil, é tipo uma montanha russa. A cada dia a gente vai vivendo. Agora que eles estão engordando, a gente se sente muito mais feliz. Mas ainda é tudo novo para mim. Aprendi muita coisa e, agora com 30 anos, , estou mais experiente, mais mulher, mais mãe. É uma fase que estou gostando”, disse.

Ainda de acordo com a mãe, a rotina dela mudou devido às visitas diárias ao hospital onde dois bebês, Lucca e Eloá, estão internados em Colatina. Isso porque Theo, Henry e Maytê precisaram ser transferidos para a Grande Vitória.

Além disso, Quezia e Magdiel já são pais de Heloísa, de cinco anos, que também exige cuidados.
“Tenho a minha pequena Heloísa, que precisa ir pra escola, precisa da gente. Então, eu acordo, levo ela pra creche e vou para o hospital para ficar com os bebês que estão aqui e também tirar leite para cada um deles”, comentou.

Para o pai Magdiel, o primeiro mês de vida dos bebês também foi desafiador.
“Esse primeiro mês teve tudo. Teve a morte do Matteo, teve os bebês piorando e precisando da transferência para Vitória. Então, foi muito difícil. Somente esta última semana foi mais tranquila, porque todos os dias tivemos notícias boas, eles estão melhorando, estão reagindo, crescendo”, disse o pai.

O pai disse ainda que, desde o nascimento dos bebês, a família está se desdobrando para que as crianças estejam assistidas, mesmo diante da internação.

“Todos os dias à tarde, a gente recebe o boletim médico por telefone de todos. Durante a semana, a gente fica com mais atenção nos nenéns que estão aqui em Colatina. Eu trabalho triplicado de segunda a quinta-feira para na sexta conseguir terminar o expediente mais cedo. Daí a gente viaja para Vitória para ficar por conta dos nenéns que estão lá”, explicou o pai.

Ainda de acordo com Magdiel, a mãe dele e de Quezia estão sendo uma importante rede de apoio neste período.

“A minha mãe Adriana esteve perto de Quezia durante todo o tempo antes da internação. Agora, a minha sogre Edna fica todos os dias à tarde no hospital para estar perto dos bebês. Eles têm sido um alicerce para a gente”, comentou.

ESTADO DE SAÚDE DOS BEBÊS

Theo, que foi o primeiro bebê a ser transferido para Vitória no dia 9 de outubro, foi chamado pelos pais Quezia Romualdo e Magdiel Costa de ‘guerreiro’. O bebê está internado no Vitória Apart Hospital, onde passou por uma cirurgia cardíaca e hemodiálise. Os pais também pediram doação de sangue.
De acordo com Magdiel, a família recebeu uma boa notícia sobre o estado de saúde de Theo nesta semana.

“De acordo com o boletim médico, Theo já estava diminuindo as dosagens do remédio e o exame de rim já tinha dado um sinalzinho, o que é uma esperança para que todos os órgãos voltem a funcionar plenamente”, disse.
No dia 19 de outubro, o pequeno Henry foi o segundo bebê a precisar de transferência por apresentar o mesmo problema cardíaco que o irmão Theo. Apesar do susto, Magdiel disse que, por enquanto, o bebê não vai passar por cirurgia.

Maytê foi a terceira a ser transferida para Vitória no dia 21 de outubro. A menina também apresentou problemas cardíacos, mas, ainda segundo o pai, teve uma melhora e não vai precisar de cirurgia por enquanto.

Segundo os pais, os cinco bebês têm evoluído diariamente, o que pode ser notado pelo ganho de peso e altura.

Theo e Henry estão internados no Vitória Apart Hospital, na Serra, onde passam por hemodiálise. Segundo Quezia, o boletim médico de Theo informou que o procedimento tem sido bem-sucedido, mas o rim dele ainda não está funcionando. Quanto ao Henry, o retorno é positivo, já que ele voltou a urinar.

Até esta quarta-feira (1°), Lucca e Eloá apresentavam um melhor desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido