Colatina fica com a nota “B” em contas públicas analisadas pelo TCE-ES

De acordo com os dados parciais divulgados no painel de controle do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), de janeiro a setembro de 2023, Colatina não conseguiu alcançar nota “A” na Capacidade de Pagamento (Capag) das contas públicas.

No período de janeiro a setembro de 2023, apenas 12 municípios do Espírito Santo conquistaram a nota “A”, outros 38 ficaram com “B” e, por fim, 28 com “C”. A avaliação foi feita com base em dados consolidados do período e utiliza como critério a análise da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O TCE-ES fez uma alerta sobre a piora comparada ao cenário fechado de 2022, quando 95% dos municípios estavam com A ou B – no momento, 64,1% estão com as notas mais altas.

De acordo com o presidente do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Chamoun, o Tribunal observou que houve um descontrole das contas se comparado com 2022. “Notamos um cenário preocupante. Hoje, 38 municípios ultrapassaram os 95% na relação entre despesas correntes e receitas correntes, o que impacta nas notas da Capag. Dessa forma, desenvolvemos um mecanismo para acompanhamento mensal, seguindo a mesma metodologia da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)”.  

Análise

A avaliação da Capag é feita pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) com base nas informações consolidadas de janeiro a dezembro de cada ano.

Para chegar à nota final, são analisados três itens: o nível de endividamento do ente, a liquidez e a poupança corrente.

Os municípios que recebem notas C e D na Capag pela STN ficam impossibilitados de receber para recebimento de garantias em operação de crédito. No Espírito Santo, até setembro de 2023, não há nenhum município classificado com a nota D. 

Confira as notas das cidades da região:

Colatina: B
Baixo Guandu: B
João Neiva: A
Marilândia: C
Linhares: B
Pancas: C
São Domingos do Norte: B
Governador Lindenberg: C
São Roque do Canaã: B
Santa Teresa: A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido