Procon de Colatina intensifica fiscalização para garantir transparência na Black Friday 2023

O Procon Municipal de Colatina está em ação, promovendo uma intensa fiscalização nos comércios locais em preparação para a Black Friday 2023, marcada para o dia 24 de novembro. O objetivo é assegurar que os consumidores não sejam prejudicados por práticas enganosas, como falsas reduções de preços.

A iniciativa visa evitar que os preços subam abusivamente nas semanas anteriores à Black Friday, apenas para serem “reduzidos” aos valores normais no dia do evento. O coordenador do Procon de Colatina, Alcenir Coutinho, destaca a importância de acompanhar a evolução dos preços para garantir a transparência e evitar possíveis lesões aos consumidores.

Além da fiscalização, o Procon destaca alguns procedimentos simples que os consumidores podem adotar para se protegerem, como fazer uma lista do que realmente precisam, pesquisar preços com antecedência, verificar ofertas em sites confiáveis e desconfiar de produtos com preços muito abaixo do usual. Para compras em lojas físicas, é recomendado conhecer as condições de troca.

O Procon de Colatina está aberto para receber queixas relacionadas a abusos durante a Black Friday. Os consumidores podem procurar o órgão, localizado no térreo do Colatina Shopping, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone de contato é (27) 3721-1313.

BLACK FRIDAY

Realizada na última sexta-feira de novembro, a Black Friday é uma tradição iniciada nos Estados Unidos que se espalhou pelo mundo. Na data, são realizadas diversas promoções, com descontos em lojas físicas e virtuais.

DIFERENÇA ENTRE PUBLICIDADE ENGANOSA E PUBLICIDADE ABUSIVA

Publicidade enganosa é aquela com informações falsas, seja inteira ou parcialmente, que possam induzir o consumidor ao erro. As informações podem ser quanto às características, qualidade, propriedade, preço, forma de pagamento ou qualquer outro dado referente ao produto.

A publicidade é abusiva quando incita a violência, explora medo ou superstição. Também é considerada abusiva a publicidade que se aproveita da ausência de julgamento de crianças e induz o consumidor a se comportar de forma prejudicial à sua saúde ou segurança. 

ES FALA: imagem ilustrativa UOL

Uma resposta

  1. Como descobrir se os comerciantes estão fraudando os clientes? Pois vou numa loja comprar um televisor, vejo essa promoção, só que dias antes os valores praticados eram os mesmos, e falam que está com 40 ou 50 % de desconto.?? Essas grande redes de lojas, praticam esses assaltos em nós, e sempre ficam do mesmo jeito.. ISSO É UMA VERGONHA!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido