Escola de Colatina realiza visita em associação de catadores de materiais recicláveis

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, de Colatina, realizou, na última terça-feira (14), uma visita técnica à Associação de Catadores Colatinenses de Materiais Recicláveis (ASCCOR). A ação proporcionou aos estudantes uma compreensão detalhada do novo ciclo de Reciclagem e Coleta Seletiva Inclusiva nos sistemas de gestão de resíduos, destacando o papel dos catadores nesse contexto.

“O objetivo da atividade foi ampliar a abordagem em torno do gerenciamento dos resíduos sólidos, a partir das ações de Educação Ambiental, Coleta Seletiva, Reciclagem e a promoção social do catador enquanto sujeito ecológico”, ressaltou o professor de Geografia José Augusto Pires da Luz.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de compreender a dinâmica desse processo, que não apenas promove a sustentabilidade ambiental, mas também impulsiona a inclusão social e a equidade. Essa abordagem ampliou a compreensão dos estudantes sobre o sistema de gestão de resíduos sólidos no município de Colatina, evidenciando a importância da coleta seletiva e dos catadores na sociedade.

“Conhecer o trabalho dos catadores ampliou o nosso olhar em torno das questões políticas, ambientais e sociais dos resíduos em nossa cidade. Em nosso País, grande parte dos recicláveis é coletada pelas associações e catadores, que são profissionais representados, em sua grande maioria, por grupos sociais vulneráveis. É a oportunidade de entender a associação como um instrumento de equidade social”, disse o estudante Natanael Schultz Calot, da 3ª série do Ensino Médio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido