SANEAR lança medidas estratégicas sobre eficiência e redução de perdas de água

O SANEAR lança medidas preventivas e estratégicas relativas à eficiência e redução de perdas de água, além de ações institucionais de conscientização sobre o uso. A iniciativa visa acatar decisões futuras relacionadas a situação hídrica no Espírito Santo.

Inicialmente, depois de várias análises e pesquisas realizadas pelos técnicos da autarquia que buscam melhorias constantes do serviço público com foco na eficiência energética (sistemas de bombeamento), mas também na conservação consciente de recursos hídricos. Esta busca contínua por soluções sustentáveis, possibilitou ao SANEAR ter um trabalho direcionado na redução de perdas de água e possibilitando aumentar a eficiência energética.

Inovação e redução de riscos

Agora, o SANEAR prevê a instalação de medidores de vazão com tecnologia avançada nas principais adutoras, sensores de pressão nas redes da cidade, pesquisa de vazamentos, levantamento da eficiência das bombas, dentre outros serviços que são recomendados pelos especialistas em redução de perdas de água. O projeto entra na fase de execução ainda este ano.

De acordo com o SNIS 2021 que é ligado ao Ministério das Cidades o Espírito Santo enfrenta um desafio significativo, com uma taxa alarmante de perdas de água, atingindo 38,84%. Assim, cada desperdício é um risco ao sistema, podendo em grau maior de efeito, provocar danos a diversos setores, principalmente a economia e uso deste bem natural.

Desta forma, o município de Colatina praticamente torna-se o mais avançado dentro deste panorama em relação aos estudos e aplicações práticas para a redução dos índices de perdas e danos. O SNIS possui uma base de dados que contém informações e indicadores sobre a prestação de serviços de Água e Esgotos, de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos e Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas

Na prática, isto vai acarretar de forma positiva para a população as seguintes vantagens:

  • Melhoria da eficiência operacional: Instalação de macromedidores permite uma medição mais precisa do volume de água distribuída e coletada. Isso contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos, evitando perdas e identificando possíveis vazamentos e irregularidades na rede.
  • Redução de Perdas: Um grande desafio enfrentado pelos sistemas de saneamento é a perda de água, seja por vazamentos ou por erro de medição. A instalação de macromedidores possibilita identificar e mitigar essas perdas, resultando em economias significativas.
  • Tomadas de decisões com análises de danos: Macromedidores fornecem informações em tempo real, o que permite às autoridades tomarem decisões informadas e ágeis para otimizar o sistema e atender às necessidades da comunidade.
  • Aprimoramento do atendimento à comunidade: Com um sistema de saneamento mais eficiente, é possível garantir um abastecimento de água de melhor qualidade, reduzindo interrupções no fornecimento e melhorando o atendimento à população.
  • Economia financeira a longo prazo: A identificação precoce de problemas e a redução de perdas de água resultam em economia a longo prazo, visto que evitam reparos emergenciais e reduzem o custo de tratamento de água.

Nesta quarta-feira, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) declarou Estado de Atenção sobre a situação hídrica no Espírito Santo. A Resolução 002/2023, com a declaração de atenção com as recomendações sobre o uso racional da água, foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (22).

O Cenário de Atenção foi declarado devido à estiagem, principalmente no mês de novembro, e o risco de aumento do déficit hídrico em rios e demais cursos d’água de domínio do Espírito Santo.

O diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, explica que a falta de chuvas vem contribuindo para a diminuição do volume dos rios e que o Estado de Atenção é para que se tenha uma soma de esforços para evitar uma escassez hídrica.

A Resolução 002/2023, com a declaração de atenção com as recomendações sobre o uso racional da água, foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (22).
condomínio sobre a implementação de hidrômetros individualizados, que estimulam cada morador a ter uma maior consciência sobre o seu consumo de água.

Recomendações para o consumo diário:

  • Evite banhos demorados e desligue o chuveiro quando for se ensaboar,
  • Ao escovar os dentes, feche a torneira e somente abra quando for enxaguar a boca;
  • Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão;
  • Use um balde e um pano para limpar o carro;
  • Use cisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva. Você pode reutilizar essa água em regas, na limpeza do quintal, dos pisos, dentre outros;
  • Dê descarga no vaso sanitário quando necessário e mantenha a válvula bem regulada;
  • Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentiva ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso;
  • Se você mora em prédio, converse com os moradores do condomínio sobre a implementação de hidrômetros individualizados, que estimulam cada morador a ter uma maior consciência sobre o seu consumo de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido