‘Reaproveitamento de Alimentos’ é tema de projeto realizado por alunos de Colatina

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Conde de Linhares, localizado em Colatina, apresentaram, na última semana, atividades realizadas por meio do Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação Territorial (Pipat), com a temática sobre reaproveitamento alimentar e o alto índice da fome no País. O projeto contou com a participação de mais de 35 estudantes e foi desenvolvido ao longo de seis meses de pesquisa.

Os estudantes tiveram o apoio pedagógico do professor e orientador do Pipat, Guilherme Venâncio, que optou por utilizar metodologias tecnológicas de pesquisa e abordar um tema atual e presente. “Falar sobre fome, miséria, ausência de alimento e comida na mesa da população é apresentar mais do que um projeto esteticamente belo, é deixar uma mensagem de reflexão para quem nos prestigia sobre o que vem depois, o que podemos fazer como pessoa, como cidadão para a contribuição com o meio em que vivemos”, destacou o professor.

Os estudantes criaram a empresa “Folha&Fruto – Reaproveitamento Alimentar”, utilizando alimentos presentes no mapa de desperdício em que o principal objetivo foi reaproveitar 100% de cada alimento (casca, polpa, semente e bagaço). Foram criados cinco produtos, utilizando cinco alimentos diferentes (abacaxi, banana, coco, laranja e maracujá).

As equipes produziram doces com as cascas, bolos com as frutas, caldas com os sucos e compostagem com o que normalmente se jogaria fora, como os bagaços. Com as sementes, uma nova planta foi gerada.

“Ficamos meses pesquisando sobre a situação da fome e da miséria no País, e fiquei extremamente triste em perceber que 21 milhões de pessoas não sabem o que vão comer no amanhã. Sem dúvidas, esse projeto me chocou por ter trazido a informação a mim, por nos permitir viver na pele a dor do outro. O nosso desperdício é a fome de quem nada tem”, contou a aluna Maria Aparecida Ferreira.

Segundo o professor Guilherme Venâncio, comer com os olhos faz muitos alimentos serem jogados no lixo. “Conforme as inúmeras formas de desperdiçar o que se tem em casa, nove em cada dez brasileiros perceberam o agravamento da fome no País, segundo estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD)”, afirmou.

A aluna Patrícia Lopes Costa também fez parte do projeto e falou sobre a percepção do que foi aprendido. “Apresentar um projeto como esse foi transformador para a minha vida escolar, profissional e pessoal. Nunca imaginei que poderíamos nos unir tanto para apresentar uma proposta que me fizesse repensar o papel que me insere na sociedade. Penso na quantidade de alimentos que descartei durante este ano, simplesmente por ter uma estética fora dos padrões ou que acreditei não servir para mais nada. Levarei esse projeto e essa organização para a vida”, disse.

Na culminância do projeto, os alunos organizaram uma mesa com todos os alimentos produzidos ao longo dos meses de pesquisa, como bolos, geleias, doces, óleos extravirgem, cocada, mousses, tortas doces, compotas, brigadeiros, souvenirs e até enfeites.

A diretora da unidade escolar, Cintia Pancieri, destacou que o projeto realizado pelo professor, em parceria com a turma da EJA, por meio do Pipat, foi ao encontro com a realidade de muitas famílias dos estudantes. “Além de uma proposta empreendedora, a iniciativa também trouxe uma vertente de educação alimentar com o olhar para uma sociedade mais consciente”, salientou.

Pipat

O Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território, o Pipat, é um componente do currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde 2021, e tem como objetivos promover o senso de pertencimento e estabelecer uma relação entre a comunidade escolar e o território local.

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