Itaguaçu, Baixo Guandu e Pancas estão entre os municípios atendidos pelo Programa de Assistência Dermatológica em 2023

A parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) culminou em um marco significativo para a população de Santa Maria de Jetibá. O Programa de Assistência Dermatológica (PAD), encerrando suas atividades em 2023, concluiu um ciclo essencial de cuidados médicos na região. Essa ação, coordenada pelo Núcleo de Vigilância em Saúde (NVS) da Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV), em colaboração com a Prefeitura local e a Igreja Luterana, visa primariamente à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele, especialmente entre os agricultores.

Desde sua criação em 1987, o PAD tem sido um programa crucial de extensão da Ufes, focalizado na assistência dermatológica à população, em especial aos agricultores. Este grupo, predominantemente composto por descendentes de imigrantes alemães e pomeranos, totalizando cerca de 250 mil indivíduos na região, enfrenta uma exposição solar contínua devido ao trabalho em lavouras e plantações. Essa constante exposição os torna mais suscetíveis ao câncer de pele, especialmente aqueles com fototipo de pele I e II (pele clara).

A coordenadora-geral do PAD, professora Patricia Henriques Lyra Frasson, destaca a eficácia do programa, que oferece atendimento clínico e cirúrgico no local, sem a necessidade de deslocamento até a capital. Esse aspecto resolutivo e acessível tem sido fundamental para garantir tratamento imediato aos pacientes.

Gabriela Maria Coli Seidel, chefe do NVS, salienta a relevância da parceria estabelecida há dois anos entre o setor e a Ufes. O programa, que atende anualmente 11 municípios entre eles Baixo Guandu, Itaguaçu e Pancas, abrange não apenas Santa Maria de Jetibá, mas também outras localidades da região Metropolitana e Central/Norte, demonstrando um comprometimento abrangente com a saúde dermatológica da população do interior.

O PAD, uma iniciativa conjunta entre Ufes, Governo Estadual, igrejas luteranas, prefeituras, empresas privadas e outras instituições, é composto por profissionais da Sesa, acadêmicos da Ufes e suporte técnico especializado, totalizando uma equipe multifacetada comprometida com a saúde da comunidade.

O encerramento do ciclo de atendimentos do PAD em Santa Maria de Jetibá representa não apenas o término de uma fase, mas também a consolidação de esforços em prol da saúde dermatológica local. A parceria entre instituições públicas, universidades, setor privado e comunidade demonstra um compromisso coletivo em enfrentar os desafios de saúde, sobretudo aqueles relacionados à exposição solar e ao câncer de pele.

ES FALA: imagem crédito Prefeitura de Baixo Guandu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido