Coleta seletiva ajuda a prevenir a dengue

A relação doenças epidêmicas e meio ambiente geralmente é direta. Quando há desequilíbrio ecológico, certamente a chance de aparecer epidemias por vírus e bactérias é muito grande.

Com a dengue não é diferente. O mosquito aedes aegypit ganhou espaço na zona urbana pela falta de predadores naturais e os maus hábitos da população. Com a proximidade das moradias, aglomeração de pessoas e resíduos lançados de qualquer forma, ficou fácil para o mosquito se proliferar e causar doenças.

Um artigo publicado na Fiocruz em 2020 destaca que a coleta seletiva é um fator de proteção contra doenças como a dengue. Ao realizar o descarte correto dos resíduos recicláveis, o aedes aegyit perde seus criadouros artificiais. Com isso, nascem menos mosquitos. E com menor população de mosquitos, a contaminação de pessoas pelo vírus da dengue diminui.

“Resíduos depositados de qualquer jeito e em qualquer lugar, principalmente, em locais abertos acabam sendo a moradia do aedes aegypti. Assim, aquele pneu jogado no terreno baldio, aquele copo de iogurte no chão, ou até mesmo a tampinha de garrafa, podem servir de criadouro para o mosquito”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de João Neiva Fernando Pessotti.

Além de eliminar objetos que podem acumular água, evitando a proliferação do mosquito, a população deve armazenar e destinar o lixo corretamente, mantendo os recipientes sempre fechados.

No caso dos materiais recicláveis, é só criar o hábito de fazer a coleta seletiva em casa. Nada de jogar embalagens na rua ou de qualquer jeito. Separe os materiais em casa e aguarde o caminhão da coleta seletiva passar. Você também pode usar os Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), descartando diretamente o material em local adequado.

Você pode separar os seguintes materiais para a coleta seletiva:

  • Papel: Jornais, revistas, caixas, embalagens de papelão, folha de caderno e envelopes;
  • Plástico: Garrafas pet, embalagens de plástico, isopor e sacolas;
  • Metal: Latas de alumínio e de metal, tampas de garrafa, materiais de aço em geral, clipes e grampo;
  • Vidro: Copos, garrafas, potes, frasco de medicamento, perfumes, desinfetantes e materiais de vidro.
    Siga essa dica sustentável para espantar o mosquito da dengue de nossa cidade! Faça a coleta seletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido