Atenção Colatina e região: Governo do ES divulga calendário do IPVA 2024 com novidades e facilidades para contribuintes

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), anunciou nesta sexta-feira (15) as datas de vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2024. As datas de pagamento da cota única e da primeira parcela, para quem optar pelo parcelamento, estão agendadas entre os dias 09 e 15 de abril de 2024, variando de acordo com o último número da placa do veículo, englobando carros, motocicletas, caminhões, ônibus e micro-ônibus.

Os motoristas que efetuarem o pagamento do IPVA de forma integral terão direito a um desconto de 15%. Em uma novidade para o próximo ano, será possível parcelar o imposto em até seis vezes.

O estado mantém uma das menores alíquotas do país para o IPVA. Para motos, ônibus e caminhões, a alíquota é de 1%, enquanto para carros de passeio e utilitários é de 2%. Vale ressaltar que veículos fabricados em 2008 estarão isentos do pagamento do IPVA em 2024 por já terem completado mais de 15 anos de fabricação.

A partir de janeiro de 2024, os boletos não serão mais enviados pelo correio aos contribuintes. A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) estará disponível na internet, podendo ser acessada através do site da Sefaz ou do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). Não será necessário imprimir o boleto para efetuar o pagamento.

Para facilitar ainda mais, os usuários de Internet Banking poderão realizar a leitura do código de barras ou digitar manualmente. Aqueles que preferirem também poderão digitar o código gerado em um terminal de autoatendimento do banco de sua escolha.

Essas medidas foram implementadas visando simplificar o processo de pagamento do IPVA, trazendo maior comodidade aos contribuintes capixabas.

ES FALA: imagem crédito Secom

Uma resposta

  1. Para nós trabalhadores, não podemos deixar a empresa no horário de trabalho pra enfrentar fila pra paga contas, fazendo esse sistema simplificado de pagamento vai nos ajudar muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido