SANEAR realizou coleta programada de lixo em Colatina durante réveillon

Com a previsão do aumento significativo em torno de 40% no fluxo de resíduos (lixo) em Colatina durante a passagem de ano o SANEAR realizou de forma preventiva um planejamento operacional e estratégico para recolhimento sistemático em todos os bairros.

Para tanto, foi organizada uma operação programada de recolhimento do lixo no município de Colatina – em especial, na passagem do réveillon. Desta forma, foi criado um grupo de trabalho que envolveu diversos servidores da autarquia com a intenção de planejar, executar e monitorar todas as metas traçadas pela Direção-geral. Além, da estruturação mais assertiva das empresas contratadas para estes serviços específicos e uso da tecnologia em prol das atividades diárias.

Operação com capacidade ampliada e uso de GPS nos caminhões

O recolhimento foi uma grande operação de planejamento e monitoramento interno e externo (com coleta de dados, fotografias e relatório gerencial). Inclusive, com apontamentos de pontos críticos que necessitavam de um grau maior de operacionalidade em virtude de aspectos de trânsito como também de viabilidade de acesso. Em alguns locais, na sua maioria no interior do município, ocorreu uma necessidade administrativa de alterar o cronograma de coleta em virtude das condições climáticas (aumento do volume de chuva provocou em algumas áreas alagamentos nos seus trechos). Todos estes procedimentos foram monitorados com a utilização de dados, em casos específicos, com o uso de GPS nos caminhões coletores.

De acordo com o Diretor-geral do SANEAR, Sebastião Demuner havia uma preocupação em atender as expectativas dos moradores e comerciantes nesta data em especial, em comparação ao volume de lixo das datas anteriores.

“Sabemos que durante estes períodos de festividades existe uma crescente também no volume de lixo, algo em torno de 40%, comparado aos outros meses do ano. Para isto, montamos um grupo de trabalho para atuar no planejamento e monitoramento das rotas dos caminhões, um cronograma com apontamentos técnicos para algumas áreas mais críticas e ainda a execução de uma maior capacidade operacional para o recolhimento do lixo pelas empresas. É claro, com a atuação muito importante dos garis que não mediram esforços para atender esta demanda especial de coleta nestes dias. Foi um trabalho de equipe, tudo fundamentado no planejamento executivo e operacional” afirmou Demuner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido