Moradores de Baixo Guandu manifestam insatisfação diante de alagamentos

Nos últimos dias de 2023, uma série de ocorrências emergenciais de alagamentos nos bairros Santa Mônica, Valparaíso e no distrito do km 14, em Baixo Guandu, tem gerou insatisfação entre os residentes locais. Os moradores, impactados pelos transtornos causados pelas inundações, expressam sua indignação em relação à realização da festa local, questionando a alocação de recursos em meio às necessidades emergenciais.

Para muitos cidadãos guanduenses atingidos, os recursos direcionados à celebração deveriam ser priorizados para a solução dos problemas imediatos nos bairros afetados pelas fortes chuvas. Esta posição é respaldada por argumentos que clamam pela necessidade de investimentos diretos em infraestrutura e medidas preventivas para evitar novos transtornos e prejuízos à comunidade.

Em diversos relatos, moradores se manifestam pedindo transparência nos gastos da festa e querem que a gestão municipal preste contas detalhadas sobre o investimento destinado à celebração. A expectativa é que sejam divulgadas informações claras e precisas, a fim de esclarecer como os recursos estão sendo alocados e se podem ser redirecionados para obras emergenciais.

SIGA O INSTAGRAM DO PORTAL DE NOTÍCIAS ES FALA: @esfalaoficial

Imagens da festa em Baixo Guandu, dia 30 de dezembro.

Essa crescente onda de insatisfação reflete uma preocupação coletiva sobre as prioridades da gestão pública local, em meio a uma situação emergencial que demanda ações imediatas para minimizar os impactos das chuvas e proporcionar segurança e bem-estar aos cidadãos afetados.

O QUE DIZ A PREFEITURA DE BAIXO GAUNDU

A Festa de Réveillon de Baixo Guandu já se tornou tradição na atual gestão, fazendo parte do calendário de eventos do município. A cada ano, a Prefeitura busca melhorar as atrações, valorizando o público que frequenta o evento. 

Para esse ano, foi tomada a decisão de realizar o evento em dois dias, já que a virada do ano (31/12 para 01/01) caiu em um domingo, assim a população que não viajou teria mais opções de lazer para o sábado e o domingo. 

Sobre a adesão do público, no sábado (30/12) conforme é sabido, caiu um grande volume de chuvas na região, o que impediu que muita gente pudesse comparecer ao evento, essencialmente em seu início, horário em que o Olodum fez sua apresentação. A partir das 21 horas o público melhorou (seguem imagens).

Imagem da festa no dia 31 de dezembro, em Baixo Guandu.

Apesar da previsão de chuvas, não seria possível adiar o evento, uma vez que a data réveillon é fixa, as bandas, trio elétrico e toda estrutura já se encontrava na cidade. Além disso, as bandas tem data e horário de suas apresentações definidas por contrato, e qualquer alteração pode gerar ainda mais despesas ao erário público. Já no dia 31/12, conforme imagens enviadas, o público foi bom, dentro das expectativas da organização.

Ainda sobre a contratação, todas foram realizadas de forma transparente, seguindo todos os trâmites comerciais e legais, não havendo nada que desabone o processo.

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Baixo Guandu

A nota da Prefeitura de Baixo Guandu, não trás informações sobre os valores gastos na festa de final de ano no município. Essas informações são públicas e podem ser buscadas no site da Prefeitura.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido