Horta comunitária transforma vidas e promove saúde em Vila Real, Colatina

No coração de Vila Real, Colatina, um projeto singular está florindo esperança e nutrindo famílias em situação de vulnerabilidade social. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, deu vida ao inspirador “Horta Agroecológica Comunitária”.

Desde seu início, em fevereiro de 2023, o projeto tem sido um farol de mudança, oferecendo não apenas alimentos saudáveis, mas também conhecimento e autossuficiência para os residentes locais. Com a participação ativa das famílias atendidas, o cultivo dessas hortaliças e verduras tornou-se uma jornada coletiva.

O objetivo principal vai além do plantio. Trata-se de uma missão para melhorar a qualidade da alimentação e promover um estilo de vida mais saudável para essas famílias. Os idosos e adolescentes receberam orientações sobre o cultivo das sementes, recebendo kits com mudas para cuidar em suas casas até o momento propício para transplantá-las na horta comunitária.

O engajamento é palpável em cada etapa do projeto. Desde a preparação do terreno até a colheita das diversas variedades de hortaliças e verduras – couve-flor, brócolis, tomates, jiló, berinjela, acelga, entre outras – tudo é realizado em conjunto pelas famílias atendidas e a equipe do CRAS Vila Real.

Para Michel Bertolo, secretário municipal de assistência social, o sucesso desse projeto é um testemunho de que a agricultura pode florescer mesmo nos espaços urbanos. Ele afirma: “A horta comunitária mostrou que é possível desenvolver atividades agrícolas na cidade, motivando a população e garantindo uma alimentação saudável”.

Essa iniciativa não seria possível sem a colaboração de importantes parceiros, como a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Sanear, Associação de Catadores Colatinense de Materiais Recicláveis (ASSCOR), IFES Campus Itapina e empresas locais, que abraçaram o projeto com entusiasmo e comprometimento.

O sucesso da horta comunitária vai muito além do cultivo de vegetais. É um símbolo de união, sustentabilidade e empoderamento, promovendo mudanças significativas na vida dessas famílias e inspirando comunidades vizinhas a abraçarem iniciativas similares.

5 respostas

  1. Amo ver a comunidade em união para se solidarizar com as pessoas menos favorecidas.
    Acho que todas escolas do município também teria que orientar e ter uma aula do Agro.Pegar amor à terra de onde vem nossos alimentos.

  2. Mto bom, essas atividades ajudam em mto àqueles que necessitam não só do alimento, mas tb de algo que eleva a dignidade e a auto estima, é gratificante poder ver o resultado de td isso, parabéns tds os que tem se doado e investido n/ projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido