Colatina receberá prova do “Enem dos Concursos”: Governo Federal anuncia Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)

Na última quarta-feira (10), o Governo Federal divulgou os editais que estabelecem as regras para o tão aguardado Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente conhecido como o “Enem dos concursos”. Colatina destaca-se como uma das 220 cidades em todo o país escolhidas para sediar a prova, que está programada para ocorrer em 5 de maio.

O CPNU busca unificar em uma única avaliação o processo de seleção para preenchimento de vagas na esfera federal, representando uma iniciativa inovadora na área de concursos públicos. O certame abrange oito editais, cada um representando um bloco temático específico:

  1. Administração e Finanças Públicas;
  2. Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação;
  3. Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
  4. Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação;
  5. Políticas Sociais, Justiça e Saúde;
  6. Trabalho e Previdência;
  7. Dados, Tecnologia e Informação;
  8. Nível Intermediário.

Uma característica notável do CPNU é a ampliação da possibilidade de escolha das vagas, visando respeitar a vocação e o perfil profissional de cada candidato. O sistema permite a inscrição para mais de um cargo, desde que estejam no mesmo eixo temático. As oportunidades abrangem níveis médio e superior.

O Governo Federal tem a expectativa de receber entre 2 e 3 milhões de inscrições, refletindo o interesse significativo dos brasileiros em ingressar no serviço público federal. A descentralização das provas em 220 cidades, incluindo Colatina, evidencia a abrangência nacional do CPNU.

Os candidatos de todo o país, agora aguardam ansiosamente o desenrolar desse processo seletivo inovador, que promete impactar positivamente o cenário de concursos públicos no Brasil. Fique atento às datas e informações adicionais divulgadas pelo Governo Federal para garantir sua participação no CPNU.

DADOS

O “Enem dos concursos” promete selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. As inscrições estarão abertas entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será no dia 3 de junho. Os resultados serão anunciados em 30 de julho. Em 5 de agosto terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.

DATAS E NÚMEROS

* Inscrições: de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, pela plataforma gov.br

* Taxa de inscrição: R$ 60 para nível médio e R$ 90 para superior

* Prova: 5 de maio, em dois turnos (são 2 horas e meia de prova pela manhã e 3 horas e meia à tarde)

* Locais: em 220 cidades brasileiras (Colatina é a única da região Noroeste do ES)

* Resultado das provas: 3 de junho

* Resultado final: 30 de julho

* Vagas: 6.640 em todo o País para 21 órgãos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido