Governo do Estado anuncia expansão e novas parcerias para a Universidade Aberta Capixaba

Nesta semana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), revelou os planos de expansão da Universidade Aberta Capixaba (UnAC) para o ano de 2024. A notícia veio acompanhada do anúncio de duas novas parcerias significativas: a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo (ESMAGES).

Essas instituições se juntam aos atuais colaboradores, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para oferecer uma ampla gama de cursos de educação superior gratuita aos capixabas.

Ao longo de 2024, a UnAC disponibilizará um total de 4.661 vagas, abrangendo cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e extensão. Considerando os cursos já ofertados em 2022 e 2023, o governo atinge a marca impressionante de 8.064 vagas, representando um investimento total de R$ 42 milhões.

O governador Renato Casagrande destacou a importância das novas oportunidades educacionais e a chegada de novos parceiros. “Estamos comprometidos em fortalecer a educação profissional, promovendo a inovação e o avanço tecnológico no Espírito Santo. A parceria estabelecida com instituições reforça o empenho em proporcionar oportunidades educacionais de qualidade, contribuindo assim para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos cidadãos”, afirmou.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, enfatizou o compromisso com a democratização do conhecimento. “A oferta dessas oportunidades não apenas impulsiona o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, mas também desempenha um papel crucial na promoção da igualdade social. Acreditamos que o acesso à educação superior é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou Lamas.

A Universidade Aberta Capixaba (UnAC), inserida no Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, foi estabelecida em 2021, vinculada à Secti. Seu propósito é coordenar políticas públicas de Ensino Superior lato sensu e stricto sensu, buscando ampliar e interiorizar a disponibilidade de cursos e programas de educação superior no estado. Atualmente, conta com 29 polos autorizados, com a perspectiva de abrir novos polos no futuro.

Com a expansão e a inclusão de novas instituições parceiras, a UnAC reforça seu compromisso com a formação de profissionais na área de educação superior, promovendo cursos aprovados pela UnAC e executados por instituições renomadas, como o Ifes, Ufes, Fames, e ESMAGES. A iniciativa visa não apenas impulsionar o desenvolvimento acadêmico e profissional, mas também contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva no Espírito Santo.

2 respostas

  1. Todas as iniciativas que visam oferecer direitos iguais, proporcionar felicidade ao ser humano, buscar realizações factiveis que contribuam para vivermos em sociedade, uma sociedade mais justa, mais humana, com possibilidades iguais, sem exclusões é o maior bem, que um líder, como um governador, pode oferecer aos que o elegeram, que confiaram nos seus propósitos.
    Eu acredito que todos os projetos sonhados serão realizados, sr. Renato Casagrande.
    Deus abençoe os seus pensamentos, a sua vida.

  2. Todas as iniciativas que visam oferecer direitos iguais, proporcionar felicidade ao ser humano, buscar realizações factiveis que contribuam para vivermos em sociedade, uma sociedade mais justa, mais humana, com possibilidades iguais, sem exclusões é o maior bem, que um líder, como um governador, pode oferecer aos que o elegeram, que confiaram nos seus propósitos.
    Eu acredito que todos os projetos sonhados serão realizados, sr. Renato Casagrande.
    Deus abençoe os seus pensamentos, a sua vida.
    Observação. Nunca me manifestei e hoje senti vontade de faze-lo, por eu acreditar e quer tanto que estes projetos se consolidalizem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido