Governo do Estado: Programa QualificarES oferece mais de 9 mil vagas em cursos gratuitos. 90 são para Colatina

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), vinculada ao Governo do Estado, anunciou a abertura das inscrições para a 1ª oferta dos cursos do Programa QualificarES de 2024. Com mais de 9 mil vagas disponíveis, os cursos presenciais gratuitos serão oferecidos em 155 polos de ensino, abrangendo 40 municípios capixabas. Detalhes sobre os editais e as inscrições podem ser encontrados no site www.qualificar.es.gov.br.

A 1ª oferta dos cursos do Programa QualificarES em 2024 é uma iniciativa da Secti que visa proporcionar oportunidades educacionais gratuitas em diversas áreas. Com mais de 9 mil vagas distribuídas em 155 polos de ensino, o programa atenderá a 40 municípios do Espírito Santo, promovendo o desenvolvimento profissional e a capacitação da população.

No município de Colatina, estão disponíveis 90 vagas em três cursos distintos: Garçom, Balconista de Farmácia e Cuidados de Pessoas com Deficiência. Essa diversidade de opções reflete o compromisso do QualificarES em abranger diferentes setores e atender às necessidades variadas dos participantes.

Os interessados podem acessar os editais e realizar as inscrições através do site oficial do programa, www.qualificar.es.gov.br. O prazo para inscrição e as demais informações pertinentes estão disponíveis no portal.

O Programa QualificarES reforça o comprometimento do Governo do Estado do Espírito Santo com a educação e formação profissional da população. Com mais de 9 mil vagas em cursos presenciais gratuitos, a iniciativa busca impactar positivamente 40 municípios capixabas, oferecendo oportunidades de qualificação em diversas áreas. Os interessados em Colatina têm à disposição cursos nas áreas de Garçom, Balconista de Farmácia e Cuidados de Pessoas com Deficiência.

OFERTA DE CURSOS E VAGAS – COLATINA

POLO 1 – CEEFMTI CONDE DE LINHARES

Endereço: Rua Adamastor Salvador, 64- Centro – Colatina

CURSOS OFERTADOS

1- Garçom 

Dia da Semana: TER-QUA-QUI

Turno: NOITE

Carga horária: 90

Vagas: 30

2- Balconista de Farmácia

Dia da semana: TER-QUA-QUI

Turno: NOITE

Carga horária: 90

Vagas: 30

POLO 2 – IFES DE COLATINA- INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Endereço: Arino Gomes Leal, 1700 – Santa Margarida – Colatina

CURSO OFERTADO

1- Cuidador de Pessoas com Deficiência

Dia da Semana: TER-QUA-QUI

Turno: TARDE

Carga horária: 120

Vagas: 30

CURSOS PRESENCIAIS

As oportunidades para os cursos presenciais do Programa QualificarES, na 1ª oferta de 2024, estão divididas em três editais distintos, visando atender diferentes segmentos da população. O primeiro edital destina-se ao público geral, oferecendo 7.935 vagas; o segundo contempla exclusivamente mulheres, com 990 vagas; e o terceiro é voltado para cursos na área de turismo, com 90 vagas disponíveis.

Para concorrer às vagas, os interessados devem atender alguns requisitos básicos, como ter idade mínima de 16 anos completados até a data da matrícula, residir no município onde o curso será realizado e ser alfabetizado.

A seleção dos candidatos será realizada com base na ordem de inscrição, bairro prioritário e classificação em ordem decrescente, até o preenchimento total das vagas de cada curso e turno, conforme o edital.

O período de inscrições teve início nesta terça-feira (23) e se estenderá até 9 de fevereiro. Os candidatos devem preencher a ficha de cadastro e realizar a inscrição no site oficial do programa (www.qualificar.es.gov.br). Cada CPF pode ter apenas um cadastro em um único e-mail, e o candidato pode se inscrever em até dois cursos diferentes.

O resultado com a lista dos classificados será divulgado em 20 de fevereiro, proporcionando aos participantes a oportunidade de iniciar uma jornada de qualificação profissional.

3 respostas

  1. Esse curso para pessoas com deficiência, poderia ser mas no centro ,ou escola por perto ,muito l9nge,dependendo do bairro eu sou cuidadora gostaria de fazer o curso ,mas o horário é o local pra mim são desfavoráveis,
    Moro no João Meneguelli. Só poderia fazer a noite .W fica muito longe.entao não ajuda muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido