Agora

Conheça os lugares mais inusitados em que o mosquito aedes aegypit pode se proliferar

Todo mundo sabe os lugares comuns em que o mosquito aedes aegypit escolhe para colocar os ovos e assim procriar. Mas o mosquito da dengue pode estar aonde você menos imagina. Existem locais que podem passar despercebidos pela população e se tornar uma espécie de berçário do mosquito que causa a dengue, chinkungunya e zika […]

Por ES Fala
· 1 min de leitura Atualizado · Sem comentários
Conheça os lugares mais inusitados em que o mosquito aedes aegypit pode se proliferar

Todo mundo sabe os lugares comuns em que o mosquito aedes aegypit escolhe para colocar os ovos e assim procriar. Mas o mosquito da dengue pode estar aonde você menos imagina. Existem locais que podem passar despercebidos pela população e se tornar uma espécie de berçário do mosquito que causa a dengue, chinkungunya e zika vírus.

“Todo local ou objeto que acumule água parada pode ser reduto perfeito para o mosquito. Tampas de garrafa, casca de ovo, plantas que acumulam água naturalmente, como as bromélias, potinhos de água dos animais, calhas, muros com cacos de vidro e brinquedos esquecidos no quintal são alguns desses ambientes perfeitos para o mosquito nascer”, afirmou a assessora em Vigilância em Saúde da Prefeitura de João Neiva Vanessa Zanqui Cecato.

Colocando a mão na massa – O ideal é fazer um check list com todos os lugares em que o mosquito pode se proliferar e chamar a família para tirar 15 minutinhos por semana para detectar em casa os possíveis focos do aedes aegypit.

O que fazer – Limpe bem o quintal, retire objetos que possam acumular água, tampe caixas d’água, vistorie a bandeja da geladeira, coloque areia no pratinho das plantas periodicamente e fique de olho em qualquer objeto que possa acumular água.

E fora de casa, como proceder para combater o mosquito aedes aegypit? – Em espaços públicos, a atitude cidadã é o melhor remédio para evitar a proliferação do mosquito. Jogue o lixo sempre nos recipientes adequados para resíduos orgânico e reciclável.

Vamos juntos, combater o mosquito da dengue!

Compartilhe esta notícia

Sem comentários

Deixe seu comentário

Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Mais em Norte e Noroeste

As notícias da semana no seu e-mail

Todo fim de semana, o resumo do que mais importou em Colatina, no Noroeste e no Espírito Santo. Grátis, e dá para sair quando quiser.