Colatinense é destaque no programa Fantástico por enfrentar diariamente a Anafilaxia

O colatinense, Lucas Gonçalves Dias, um professor de 32 anos, residente no bairro Jardim da Penha em Vitória, foi o protagonista do mais recente quadro do renomado Dr. Drauzio Varella, exibido no programa Fantástico da Rede Globo. Sua história é marcada por uma luta constante contra a Anafilaxia, uma condição alérgica aguda e potencialmente fatal.

Descoberto em 2015, embora sintomas tenham sido percebidos desde a infância, Lucas enfrenta uma rotina que demanda extrema disciplina e precaução. Carregando diariamente consigo um “kit sobrevivência” composto por luvas apropriadas, lenços antissépticos, álcool e medicamentos de emergência, ele se vê obrigado a evitar uma lista extensa de alérgenos, que inclui desde frutos do mar até temperos como cebolinha e coentro.

Sua vida já foi interrompida por mais de 20 internações, em algumas das quais chegou a ser considerado clinicamente morto, necessitando de procedimentos de reanimação. Cada detalhe de sua rotina é meticulosamente planejado, pois qualquer deslize pode desencadear uma crise alérgica potencialmente fatal.

A adaptação é uma constante na vida de Lucas. Atividades cotidianas, como preparar uma refeição ou sair para jantar fora, exigem precauções extras para garantir sua segurança. Uma das principais estratégias de controle é o uso de uma caneta de adrenalina autoinjetável, essencial para controlar a gravidade das crises até que Lucas possa receber tratamento médico especializado.

Entretanto, até mesmo o acesso a esse medicamento vital pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma batalha, exigindo um pedido judicial em 2015. A história de Lucas é um testemunho de resiliência e determinação, destacando a importância da conscientização sobre condições alérgicas graves e da necessidade de apoio e acesso a tratamentos adequados para aqueles que vivem com essas condições.

ES FALA: informação A Gazeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido