Linhares confirma 1ª morte por dengue no ano; ES chega ao segundo óbito pela doença

Nesta terça-feira (20), a Vigilância Epidemiológica de Linhares, confirmou o primeiro óbito por dengue do ano no município. A vítima, uma mulher de 56 anos, cuja identidade não foi divulgada, faleceu com o diagnóstico da doença. Esse caso representa o segundo registro de morte por dengue no estado em 2024.

A paciente, que já apresentava comorbidades, residia no bairro Lagoa do Meio e veio a óbito em 7 de fevereiro. O caso estava em processo de investigação até ser oficialmente confirmado. A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares enfatizou a importância de procurar assistência médica logo nos primeiros sintomas da dengue, visando evitar complicações graves que podem levar ao óbito.

Este caso se soma ao primeiro óbito confirmado por dengue no Espírito Santo em 2024, conforme relatório epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na quinta-feira (15). A vítima é uma criança do município de Laranja da Terra, na Região Serrana capixaba. A prefeitura local informou que a criança tinha uma comorbidade neurológica grave desde o nascimento, e seu quadro de saúde foi agravado pela dengue, resultando em seu falecimento em 2 de fevereiro.

Até o momento, foram notificados 19.088 casos da doença em todo o estado, com uma incidência de 469,68 casos por 100 mil habitantes. Apenas na sexta semana epidemiológica (de 4 a 10 de fevereiro), foram confirmados 6.068 casos de dengue em solo capixaba. Os municípios com alta incidência da doença nas últimas quatro semanas, segundo dados da Secretaria de Saúde (Sesa), são Água Doce do Norte, Laranja da Terra e Afonso Cláudio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido