Governo do Estado lança cadernos metodológicos para desenvolvimento socioemocional e cognitivo de estudantes

O Palácio Anchieta, em Vitória, foi palco do lançamento de cinco cadernos metodológicos pelo Governo do Estado, na terça-feira (05), em uma iniciativa liderada pela Secretaria da Educação (Sedu). Estes cadernos foram concebidos em colaboração com instituições parceiras e professores das redes municipal, estadual e federal, com o objetivo de oferecer ferramentas estratégicas para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo dos estudantes, permitindo-lhes tomar decisões claras e objetivas para o seu bem-estar.

Os cadernos metodológicos abrangem uma variedade de temas, cada um adaptado para atender às diferentes realidades escolares. Esses temas incluem Pensamento Computacional, Educação Financeira e Fiscal, Escolas Plurais, Educação Ambiental e Prevenção ao uso de drogas. Este material educativo está alinhado com as novas diretrizes da educação propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o Currículo do Espírito Santo, além de dialogar com as políticas públicas do estado.

Cerca de 50 professores da Rede Estadual participaram ativamente da elaboração das propostas de atividades contidas nos cadernos, as quais buscam integrar habilidades curriculares às temáticas abordadas. O material foi revisado e ajustado pelos técnicos educacionais da Gerência de Currículo da Educação Básica, além de contar com o apoio de parceiros na diagramação e impressão.

O governador Renato Casagrande destacou a importância desses temas para toda a sociedade, enfatizando a necessidade de promover uma formação que vá além do aspecto teórico, abrangendo também valores como o respeito e a convivência harmoniosa.

Além do lançamento dos cadernos metodológicos, a cerimônia também marcou a entrega do Acervo Bibliográfico Capixaba, composto por cerca de 40 mil exemplares de livros produzidos por escritores capixabas ou residentes há mais de cinco anos no estado. Esses livros serão distribuídos para as bibliotecas/salas de leitura das mais de 400 unidades de ensino da Rede Estadual, beneficiando estudantes dos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio, além da educação de jovens e adultos.

A aquisição desses acervos bibliográficos faz parte do “Programa Mais Leitores”, uma iniciativa da Sedu que visa promover o estímulo à leitura nas escolas do Espírito Santo.

O secretário da Educação ressaltou o empenho das equipes envolvidas para viabilizar essas entregas, destacando o importante passo na valorização das obras literárias capixabas e o esforço coletivo para garantir que os livros estejam disponíveis em todas as escolas da Rede Estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido