Agora

Governador Casagrande anuncia novos serviços para pessoas com deficiência

O Governo do Estado do Espírito Santo divulgou, nesta semana, a implementação de novos serviços destinados a atender às necessidades das pessoas com deficiência na região. Uma das principais novidades é a disponibilização de internet patrocinada para a Central de Interpretação de Libras (CIL), permitindo o acesso mesmo para usuários sem pacotes de dados em […]

Por ES Fala
· 2 min de leitura · Sem comentários
Governador Casagrande anuncia novos serviços para pessoas com deficiência

O Governo do Estado do Espírito Santo divulgou, nesta semana, a implementação de novos serviços destinados a atender às necessidades das pessoas com deficiência na região. Uma das principais novidades é a disponibilização de internet patrocinada para a Central de Interpretação de Libras (CIL), permitindo o acesso mesmo para usuários sem pacotes de dados em seus celulares. Além disso, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) oferecerá um atendimento exclusivo por videochamada para pessoas surdas.

O governador Renato Casagrande também anunciou duas iniciativas inéditas no país: a entrega do Levantamento de Dados Socioeconômicos de Pessoas com Deficiência do Espírito Santo, que oferece informações detalhadas sobre a condição de vida, desafios e necessidades específicas dessa parte da população, e a instituição do Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência do Estado do Espírito Santo (CADEF), que visa facilitar o acesso ao mercado de trabalho para pessoas com deficiência.

A Central de Interpretação de Libras (CIL), que funciona 24 horas por dia, agora oferece internet patrocinada para ampliar as chamadas atendidas e melhorar a qualidade de som e imagem. O serviço é utilizado principalmente em locais públicos como bancos, fóruns, delegacias, hospitais e outros serviços essenciais no estado, beneficiando cerca de 11,2% da população com deficiência auditiva.

Já o Ciodes disponibilizará um atendimento exclusivo por videochamada para a população surda, com comunicação em Libras, leitura labial ou legendas geradas automaticamente. Todas as chamadas serão arquivadas para garantir um registro adequado das ocorrências.

Além disso, o levantamento socioeconômico destacou que 6,7% da população capixaba tem alguma deficiência, sendo que mais da metade dessas pessoas estão empregadas. O CADEF, por sua vez, irá cadastrar empresas que oferecem vagas para pessoas com deficiência, facilitando o acesso ao mercado de trabalho e promovendo a inclusão social.

Essas iniciativas refletem o compromisso do governo em promover a igualdade de oportunidades e garantir uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos os cidadãos capixabas.

Compartilhe esta notícia

Sem comentários

Deixe seu comentário

Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Mais em Política

As notícias da semana no seu e-mail

Todo fim de semana, o resumo do que mais importou em Colatina, no Noroeste e no Espírito Santo. Grátis, e dá para sair quando quiser.