Governador Casagrande anuncia novos serviços para pessoas com deficiência

O Governo do Estado do Espírito Santo divulgou, nesta semana, a implementação de novos serviços destinados a atender às necessidades das pessoas com deficiência na região. Uma das principais novidades é a disponibilização de internet patrocinada para a Central de Interpretação de Libras (CIL), permitindo o acesso mesmo para usuários sem pacotes de dados em seus celulares. Além disso, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) oferecerá um atendimento exclusivo por videochamada para pessoas surdas.

O governador Renato Casagrande também anunciou duas iniciativas inéditas no país: a entrega do Levantamento de Dados Socioeconômicos de Pessoas com Deficiência do Espírito Santo, que oferece informações detalhadas sobre a condição de vida, desafios e necessidades específicas dessa parte da população, e a instituição do Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência do Estado do Espírito Santo (CADEF), que visa facilitar o acesso ao mercado de trabalho para pessoas com deficiência.

A Central de Interpretação de Libras (CIL), que funciona 24 horas por dia, agora oferece internet patrocinada para ampliar as chamadas atendidas e melhorar a qualidade de som e imagem. O serviço é utilizado principalmente em locais públicos como bancos, fóruns, delegacias, hospitais e outros serviços essenciais no estado, beneficiando cerca de 11,2% da população com deficiência auditiva.

Já o Ciodes disponibilizará um atendimento exclusivo por videochamada para a população surda, com comunicação em Libras, leitura labial ou legendas geradas automaticamente. Todas as chamadas serão arquivadas para garantir um registro adequado das ocorrências.

Além disso, o levantamento socioeconômico destacou que 6,7% da população capixaba tem alguma deficiência, sendo que mais da metade dessas pessoas estão empregadas. O CADEF, por sua vez, irá cadastrar empresas que oferecem vagas para pessoas com deficiência, facilitando o acesso ao mercado de trabalho e promovendo a inclusão social.

Essas iniciativas refletem o compromisso do governo em promover a igualdade de oportunidades e garantir uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos os cidadãos capixabas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido