Governador Renato Casagrande participa de evento sobre federalismo climático em Brasília

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, marcou presença na mesa de abertura da “Oficina Federalismo Climático: integrando estados e municípios para a adaptação no Brasil”. O evento, que ocorreu nesta semana, foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, teve lugar no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF), contando com a participação da ministra Marina Silva e representantes de entes subnacionais. O foco do encontro foi a elaboração do Plano Clima, estratégia governamental do país para lidar com as mudanças climáticas.

Casagrande, que também preside o Consórcio Brasil Verde, destacou a importância da participação dos estados e municípios na busca pelas metas estabelecidas no Acordo de Paris. Ele enfatizou que o combate à mudança do clima e a adaptação não são responsabilidades exclusivas do Governo Federal, mas de todos os entes da federação, entidades e da sociedade civil.

O governador capixaba ressaltou os objetivos do Consórcio Brasil Verde, que já conta com 21 estados signatários, sendo que 15 formalizaram a adesão por meio de leis aprovadas pelas Assembleias Legislativas. O foco é a participação brasileira na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em novembro de 2025, em Belém (PA). Para a COP29, em novembro deste ano em Baku, no Azerbaijão, a ideia é que o Consórcio tenha um espaço próprio no evento.

Casagrande mencionou as iniciativas do Espírito Santo, como o Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil e o Fundo Cidades 2023, destacando que outras Unidades Federativas podem seguir o exemplo para lidar com desastres e ações de adaptação.

A “Oficina Federalismo Climático” busca envolver os municípios na elaboração do Plano Clima e coletar informações para implementação da política climática brasileira, com foco em planos setoriais de mitigação e adaptação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido