Colatina está selecionada para participar da Epicovid 2.0, maior pesquisa sobre a covid-19 no Brasil

O Ministério da Saúde retomou na última segunda-feira (11) o que é considerado o maior estudo sobre a covid-19 no Brasil, a Epicovid 2.0. No Espírito Santo, a Secretaria da Saúde (Sesa) divulgou que quatro municípios foram selecionados para participar dessa pesquisa: Colatina, São Mateus, Cachoeiro e Vitória.

Nesta segunda fase da Epicovid 2.0, serão entrevistados 33.250 moradores de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. O objetivo é coletar informações importantes sobre a doença, suas variantes, impactos na saúde e na vida cotidiana das pessoas.

“A Epicovid 2.0 faz parte do trabalho de fortalecimento do monitoramento da Covid-19, que o Ministério da Saúde vem realizando desde maio de 2023”, destacou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel.

O estudo funcionará da seguinte forma: serão usadas informações de cidadãos que já participaram das quatro rodadas anteriores do estudo em 2020 e 2021. Os participantes serão selecionados aleatoriamente por meio de sorteio, e as equipes responsáveis pelas visitas realizarão entrevistas para obter dados sobre vacinação, sintomas de longa duração, histórico de infecção pelo coronavírus e efeitos da doença na rotina. Apenas uma pessoa por residência responderá ao questionário.

Diferentemente das etapas anteriores, nesta fase não haverá coleta de sangue ou outros testes de covid. O coordenador do estudo, o epidemiologista Pedro Hallal, estimou que a coleta dos dados levará entre 15 e 20 dias.

A empresa LGA Assessoria Empresarial, contratada pelo Ministério da Saúde, será responsável por todas as entrevistas. Os profissionais estarão devidamente identificados com crachás da empresa e coletes brancos com as marcas da UFPel, da Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS) e da LGA, conforme informado pelo Ministério da Saúde.

Em caso de dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato com a empresa pelos telefones (31) 3335-1777 e (31) 99351-2430.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido