Casagrande anuncia ações ambientais e de Descarbonização no Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água, o Governador do Estado do Espírito Santo Renato Casagrande, anunciou uma série de medidas para garantir a manutenção, proteção e qualidade dos recursos hídricos em suas bacias hidrográficas, juntamente com a apresentação do Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa. Estas iniciativas estão alinhadas aos compromissos internacionais de combate e mitigação das mudanças climáticas.

Em agosto de 2021, o Espírito Santo aderiu oficialmente à campanha “Race to Zero” da ONU, comprometendo-se com a neutralidade na emissão de gases de efeito estufa até 2050. O Plano de Descarbonização, agora finalizado e aprovado em plenária no Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas, apresenta um diagnóstico detalhado das emissões no estado, identificando áreas de maior contribuição e potencialidades para redução das emissões.

O governador Renato Casagrande destacou a importância dessas medidas para alcançar as metas do Acordo de Paris até 2050, liderando um movimento de mitigação das mudanças climáticas. Para acompanhar as metas estabelecidas no Plano de Descarbonização, foi instituída uma Comissão interinstitucional e assinado um decreto para elaboração do Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas.

Durante o evento, também foram anunciadas ações como a regulamentação da logística reversa, a aquisição de equipamentos para fiscalização ambiental, como um Veículo Submarino Operado Remotamente (ROV), e a implementação de kits de tratamento de efluentes sanitários em áreas rurais.

Além disso, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) lançou o livro “Preservando O Nosso Quintal” e divulgou o boletim de Qualidade da Água de rios e lagoas estaduais, como parte do Programa de Monitoramento das Águas Interiores do Estado do Espírito Santo (QualiRios ES).

Uma resposta

  1. Sugiro corrigir a informação a respeito dos boletins do QualiRiios. Este programa, bem como seus boletins, são conduzidos pela Agência Estadual de Recursos Hídricos – AGERH. Grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido