Governador Renato Casagrande lidera reunião para avançar nas ações de recuperação pós-chuvas

O governador do Estado, Renato Casagrande, liderou uma importante reunião de alinhamento com prefeitos e representantes de Secretarias e Órgãos do Estado para avançar nas ações de recuperação dos municípios afetados pelas fortes chuvas do último fim de semana. Desde o início da madrugada de sábado (23), o Estado está mobilizado no atendimento às vítimas, no envio de donativos e no apoio às Prefeituras na recuperação da infraestrutura.

Participaram do encontro representantes das Secretarias do Governo (SEG); da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); de Direitos Humanos (SEDH); de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades); de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb); Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES); Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Defesas Civis Estadual e Nacional; e da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

O governador Renato Casagrande enfatizou o compromisso do governo em ajudar todos os municípios afetados: “Nossa equipe de governo está presente em todos os municípios atingidos desde o primeiro dia. Estamos à disposição para auxiliar aqueles que enfrentaram perdas humanas e materiais significativas. Estamos focados na limpeza das cidades e também em iniciar os pagamentos do Cartão Reconstrução para beneficiários do CadÚnico. Nossos colaboradores dos bancos estaduais estão nas cidades para agilizar a ajuda financeira aos empreendedores.”

SIGA O INSTAGRAM DO PORTAL DE NOTÍCIAS ES FALA: @esfalaoficial

A reunião ocorreu nesta quinta-feira (28)/crédito Secom.

A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, ressaltou o trabalho conjunto das equipes do Governo do Estado desde o início da tragédia: “O governador orientou e enviamos equipamentos e equipes para o trabalho emergencial, contando também com a colaboração das gestões municipais e de voluntários. Nosso objetivo é restabelecer o mínimo necessário para os municípios e auxiliar a população.”

Diversos órgãos estaduais estão empenhados na recuperação das áreas afetadas, como a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, e o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES), que estão atuando na reconstrução de áreas agrícolas, estradas e pontes.

A coordenadora estadual da Defesa Civil, coronel Washington, destacou a “força-tarefa” para agilizar os processos de solicitação de recursos pelas prefeituras visando à reconstrução das cidades. O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Armin Braun, salientou a elaboração dos planos de trabalho para a reconstrução dos municípios e a liberação de recursos pelo Governo Federal.

As secretárias de Direitos Humanos e de Trabalho e Assistência Social apresentaram o trabalho de ajuda humanitária aos moradores atingidos pelas chuvas, com a entrega de produtos adquiridos pelo Governo Estadual e doações da população.

Durante a reunião, prefeitos e o presidente da Amunes agradeceram o apoio do Governo do Estado e destacaram a solidariedade entre os municípios capixabas, que enviaram ajuda às cidades atingidas pela tragédia.

Atualmente, estão em situação de emergência os municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido