Governador Renato Casagrande lança programa CNH Social com 7.000 vagas em 2024

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou nesta terça-feira (02) o lançamento da mais nova edição do programa CNH Social, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). O programa visa disponibilizar 7.000 carteiras de motoristas gratuitas ao longo do ano de 2024 em todo o Estado, divididas em duas fases para ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

As inscrições para a primeira fase do programa já estão abertas desde às 12h desta terça-feira (02) e permanecerão disponíveis até 23h59 do dia 20 de abril de 2024, exclusivamente no site oficial do Detran|ES, www.detran.es.gov.br. As vagas são destinadas tanto para a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), quanto para adição de categoria A ou B, mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

A lista com os nomes dos selecionados na primeira fase do programa será divulgada no dia 06 de maio de 2024, às 12h, também no site do Detran|ES. Para garantir uma inclusão mais ampla, o programa reserva 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e 8% para egressos do sistema prisional, fruto de uma parceria entre o Detran|ES e a Secretaria da Justiça (Sejus).

O governador Renato Casagrande destacou a importância do programa CNH Social em proporcionar oportunidades de trabalho e reduzir desigualdades. Ele enfatizou que o serviço público deve estar voltado para a eficiência e para a promoção de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, comemorou a iniciativa que oferta 7.000 oportunidades de obtenção da carteira de habilitação, possibilitando a inserção de milhares de pessoas no mercado de trabalho. Ele ressaltou que a parceria com a Sejus para destinar vagas aos egressos do sistema prisional é uma forma de promover a reinserção social e oferecer novas perspectivas de vida.

O programa CNH Social tem transformado vidas, como é o caso de Jusciara Cristina Gama, técnica de enfermagem que passou a dirigir ambulância após participar do programa em 2023, e Magna Cristina Correia, cuidadora de idosos que está realizando o sonho de dirigir carros maiores.

Os candidatos não selecionados na primeira fase terão uma nova oportunidade na chamada única de suplentes, cuja lista será divulgada no dia 08 de julho de 2024. As inscrições devem ser realizadas no site do Detran|ES, respeitando os critérios e prazos estabelecidos no processo de Habilitação.

Além da habilitação gratuita, os beneficiários do programa têm direito a procedimentos como exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas na autoescola, entre outros benefícios que visam capacitar e qualificar os condutores para o mercado de trabalho.

As inscrições já estão abertas, e os interessados podem acessar o site www.detran.es.gov.br para se inscrever e obter mais informações sobre o programa CNH Social.

CORNOGRAMA

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido