Governo do Estado antecipa entrega de doses da vacina contra dengue

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES), iniciou a antecipação da entrega de doses da vacina contra a dengue para os municípios que compõem a região Central-Norte de Saúde, recentemente incluídos na estratégia de vacinação pelo Ministério da Saúde.

Os 29 municípios elencados já estão autorizados a agendar a retirada das doses em suas respectivas Superintendências Regionais de Saúde, localizadas em Colatina e São Mateus, para dar início à imunização.

A decisão de incluir esses municípios na campanha de vacinação contra a dengue foi anunciada pelo Ministério da Saúde através da Nota Técnica Nº 37/2024, visando ampliar a cobertura vacinal em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Em uma estratégia estadual para otimizar o uso das doses disponíveis, a Sesa autorizou o remanejamento de vacinas de outros municípios, em acordo com o COSEMS-ES.

Ao todo, serão destinadas 8.570 doses para atender aproximadamente 14% da população-alvo, que totaliza 59.927 crianças e adolescentes na faixa etária mencionada. Com o recebimento de novas doses pelo Ministério da Saúde, a Sesa fará a complementação e as devidas reposições necessárias.

As orientações técnicas-operacionais da campanha foram enviadas aos municípios através da Nota Técnica Nº 13/2024, permitindo que os mesmos já agendem a retirada das doses e iniciem a vacinação.

Entre os municípios contemplados estão Água Doce do Norte, São Mateus, Colatina, Linhares, Vila Valério, entre outros.

A vacinação contra a dengue no Espírito Santo começou em fevereiro, priorizando inicialmente 23 municípios da região Metropolitana de Saúde. Com a inclusão da região Central-Norte, a estratégia de imunização foi ampliada, demonstrando o compromisso do estado em proteger a população contra esta doença.

Até o momento, 28.476 doses da vacina já foram aplicadas na população-alvo, representando uma cobertura vacinal de 19.54% nos 23 municípios iniciais. A meta é atingir uma cobertura vacinal de 90%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido