Ecoparque em Santa Teresa fica pronto até o fim do ano

A entrada de 100 mil metros quadrados que abriga o Parque Temático Augusto Rusch e a antiga residência de inverno do governador Renato Casagrande, em Santa Teresa, será transformada em um ecoparque com trilhas ecológicas. A previsão é que o espaço seja inaugurado ainda este ano.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que visitou o Estado na quinta-feira (11) para um evento em Vila Velha, planejava uma visita ao local. No entanto, as condições meteorológicas adversas impediram o pouso.

As trilhas serão marcadas com QR Codes nas árvores, permitindo aos visitantes escaneá-los com seus celulares para informações adicionais. O ecoparque também contará com um espaço interativo para estudantes, um mirante para observação de aves, áreas para eventos e piqueniques.

O anúncio do projeto foi feito pelo governador Renato Casagrande, após o Serviço Social do Comércio (Sesc) desistir de construir um hotel de luxo no local. O hotel, que teria 280 apartamentos, parque aquático e estacionamento para 2 mil veículos, foi descartado, e a área foi devolvida ao Estado.

Segundo o professor Sérgio Lucena, diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma), além das estruturas de pesquisa do Inma, o ecoparque estará aberto ao público e servirá à comunidade local. A iniciativa visa valorizar os recursos naturais, com foco em ciência, educação ambiental e lazer para a comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido