Prefeitura de Colatina lança força-tarefa em prol da proteção animal durante o Abril Laranja

No mês dedicado à conscientização sobre a crueldade contra os animais, a Prefeitura de Colatina mobilizou uma verdadeira Força-Tarefa para protegê-los. Representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Comunicação, juntamente com as Polícias Militar, Civil e Ambiental, uniram esforços para traçar estratégias de combate aos maus-tratos aos animais.

A Força-Tarefa estabeleceu um fluxo para as denúncias, garantindo que todos os casos de maus-tratos sejam rigorosamente apurados para que os animais não permaneçam em situação de sofrimento. Os agressores identificados terão seus nomes incluídos em um cadastro criado pela Prefeitura de Colatina.

Além das ações pontuais, a gestão do prefeito Guerino Balestrassi tem se destacado por suas iniciativas em prol do bem-estar animal. O Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos já castrou mais de 400 animais, seguindo as diretrizes do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Após a castração, os animais são encaminhados para feiras de adoção.

Outro avanço significativo é a reforma do Centro de Controle de Zoonoses e a construção do Centro de Bem-Estar Animal em Barbados, cujas obras estão em fase avançada e serão inauguradas ainda este ano. A aquisição do Pet Móvel tem fortalecido os trabalhos de resgate, exames médicos e visitas no interior do município. Além disso, o Parcão, uma área de convivência para animais e tutores, foi construído na Área Verde da Beira Rio.

Vale ressaltar que os maus-tratos aos animais são considerados crime, com pena aumentada desde a aprovação da Lei 14.064/2020, que prevê de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. A população é incentivada a denunciar qualquer suspeita de maus-tratos, podendo recorrer a órgãos públicos como Ministério Público, Prefeituras ou delegacias de polícia. Caso seja um flagrante, a recomendação é ligar imediatamente para a polícia militar ou para o Disque-Denúncia.

Neste Abril Laranja, a iniciativa da Sociedade Americana para Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), busca não apenas compartilhar informações, mas também sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado e proteção dos animais, sejam domésticos ou selvagens.

5 respostas

  1. Parabéns colatina será exemplo de cidade com respeito aos animais falta ajudar as Ongues Com ração para alimentar os petis pois os amigos do instagram que ajuda com vaquinha eles imploram na tela tias estamos com fome isto deveria ser lei ajudar as ongues que retiram eles das ruas machucados

  2. Me tira uma dúvida o animal tem dono mas o dono o deixa na rua dia todo s m comida água quando estão em casa o animal late no portão mas eles não abrem isso e considerado?

  3. Tirando o Parcão, não conheço nenhuma dessas ações anunciadas na matéria para o bem estar animal em Colatina! Há sim muitos animais de rua e castração é a medida mais efetiva para esse problema, mas não vejo ação pública em Colatina para isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido