Agora

Febre do Oropouche: cinco casos da doença são registrados em Colatina

Na tarde desta terça-feira (23), foi confirmada a circulação da Febre do Oropouche no Espírito Santo, conforme anunciado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do estado (Lacen/ES). Essa confirmação levanta preocupações entre as autoridades de saúde, visto que a doença, causada por um arbovírus transmitido por mosquitos, pode apresentar sintomas similares aos da dengue e […]

Por ES Fala
· 1 min de leitura Atualizado · 2 comentários
Febre do Oropouche: cinco casos da doença são registrados em Colatina

Na tarde desta terça-feira (23), foi confirmada a circulação da Febre do Oropouche no Espírito Santo, conforme anunciado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do estado (Lacen/ES). Essa confirmação levanta preocupações entre as autoridades de saúde, visto que a doença, causada por um arbovírus transmitido por mosquitos, pode apresentar sintomas similares aos da dengue e tem potencial para causar surtos e epidemias em áreas urbanas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-ES), foram analisadas 1.872 amostras por meio de RT-PCR desde o início de abril, resultando na identificação de 8 casos de Febre do Oropouche. Cinco desses casos foram registrados em amostras encaminhadas por Colatina, enquanto um caso foi identificado em Vitória, um em Sooretama e outro em Rio Bananal. Apesar do baixo índice de positividade (0,42%), a confirmação da presença do vírus preocupa as autoridades de saúde devido ao seu potencial de disseminação.

A Febre do Oropouche é causada por um arbovírus transmitido por mosquitos, especialmente pelo “maruim” ou “mosquito pólvora”, inseto de pequeno porte comumente encontrado em regiões úmidas e com presença de matéria orgânica. A doença pode ser transmitida tanto em ciclos silvestres quanto urbanos e não possui vacina ou tratamento específico disponíveis.

Sintomas e Cuidados:

Os sintomas da Febre do Oropouche incluem febre súbita, dor de cabeça, dor muscular e articular, entre outros. Apesar de apresentar evolução benigna e sem sequelas na maioria dos casos, a doença pode causar desconforto significativo aos pacientes. Não há relatos de óbitos associados à infecção pelo Oropouche, porém, as picadas do vetor podem provocar reações alérgicas. O tratamento consiste em repouso, cuidados sintomáticos e acompanhamento médico.

Compartilhe esta notícia

2 comentários

  1. Valeria Bispo Silva

    Mais essa…

  2. Agmarcarioca amigo do General do Lula

    A populaçao tem que fazer sua parte,em maio vou passear 6 dias em Colatina,ando toda cidade a pe,vou fiscalizar agua parada,um paraquedista do Exercito ,e um bom fiscal.

Deixe seu comentário

Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Mais em Saúde

As notícias da semana no seu e-mail

Todo fim de semana, o resumo do que mais importou em Colatina, no Noroeste e no Espírito Santo. Grátis, e dá para sair quando quiser.