Produtor rural é multado em mais de R$ 100 mil por desmatamento ilegal em Colatina

Um produtor rural foi multado em R$ 109.501,52 pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) após ser flagrado cometendo o crime de desmatamento ilegal no distrito de São João Grande, interior de Colatina.

Publicidade

De acordo com o órgão, a área desmatada totaliza 4,2 hectares, equivalente a aproximadamente quatro campos de futebol. Destes, 0,5 hectares pertencem a uma Reserva Legal, contendo espécies de flora ameaçadas de extinção.

No local, foram apreendidos 56,87 metros cúbicos de madeira serrada em formato de prancha e tábua, resultantes do desmatamento. A instituição ainda não determinou se a madeira seria comercializada ou utilizada na própria propriedade.

Publicidade

O desmatamento ilegal foi realizado em uma área que abrigava plantações de café.

“Nós não permitiremos que danos como esse sejam causados ao meio ambiente sem que o responsável seja penalizado. É por isso que o Espírito Santo é o Estado que mais atende aos alertas emitidos pelo MapBiomas, graças ao trabalho de vigilância realizado pelo Idaf. Iremos acompanhar a propriedade, garantindo que a área seja recuperada e que possa ser o lar da biodiversidade novamente”, afirmou Leonardo Monteiro, diretor geral do Idaf.

Publicidade

Além da multa, o Idaf embargou a área desmatada. O dano ambiental deverá ser recuperado pelo infrator e, em caso de desrespeito ao embargo, ele será multado novamente.

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão abaixo e envie sua mensagem.

Notificar informação incorreta

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Envie sua mensagem usando o formulário abaixo.