A 6ª Festa da Cappitella, tradicional evento em homenagem à imigração italiana, promete atrair cerca de 50 mil pessoas entre os dias 22 e 25 de agosto. A festa, organizada pela Associação da Festa da Cappitella (Afecapi), celebra os 136 anos da imigração italiana no município e tem como objetivo valorizar e manter viva a herança cultural dos descendentes de italianos na região.
O evento será realizado na Praça Adélio Lubiana, no bairro Beira Rio, e contará com uma programação rica em tradições italianas. Entre os destaques estão a Serenata Veneziana, que percorrerá as ruas da cidade com um cortejo musical, e o desfile das famílias, que homenageia as famílias italianas que ajudaram a construir a comunidade local.
Outro ponto alto da festa será o Carrettino Della Cappitella, um desfile de carros alegóricos que levará os visitantes a um passeio pelas avenidas da cidade, celebrando a história e a cultura italiana. A programação também inclui uma missa italiana, ressaltando a forte conexão da comunidade com suas raízes religiosas.
Além de preservar a cultura, a Festa da Cappitella tem um impacto significativo na economia local. A Afecapi destacou que o evento traz movimentação em diversos setores, como restaurantes, lojas, hotéis, e transportes, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade.
“A programação foi cuidadosamente desenvolvida para prestigiar a região e proporcionar uma experiência inesquecível para todos os participantes”, afirmou a Afecapi em nota.
A expectativa é que, como nos anos anteriores, a festa seja um sucesso e reafirme seu papel como uma das principais celebrações culturais do Espírito Santo. Toda a população de Nova Venécia e região está convidada a participar e prestigiar esse grande evento que celebra a rica herança italiana na cidade.
Veja a programação completa:
DIA 22 – QUINTA-FEIRA
18h30 – Abertura oficial VI Cappitella com homenagem à cidadãos
promotores da cultura da imigração italiana em Nova Venécia
19:30 h – Desfile da Soberanas Mirins e Eleição das Princesas e Rainha di Venezia
22:00 h – Show multicultural Oliver Band – Nova Venécia
DIA 23 – SEXTA-FEIRA
16:00 h – Abertura Praça de Alimentação
18:30 h – Serenata Veneziana – Concentração e saída Rua Ernesto Ayres Farias com participação do Coral Italiano “Augusto Zaché” e Grupo de Concertina de Linhares “O Encontro de Tocadores” – Ao longo do percurso os fogões móveis ofertarão polenta, queijo e linguiça na chapa – Acessório importante: Máscaras do Carnevale di Venezia e Vinho
19:00 h – Moda de Viola – Roger e Jadir – Nova Venécia
20:30 h – Show Nacional – Banda Roba da Ciodi – Nova Veneza/SC
21:00 h – Chegada da Serenata Veneziana na tenda cultural da Festa da Cappitella
23:00 h – Show Pop Rock Jackson Lima e Banda – Vitória
02:00 h -Encerramento
DIA 24 – SÁBADO
08:30 h – Concentração das famílias para o Carretino – R. Ernesto Ayres Farias/Rua Colatina
09:30 h – Saída do Carretino della Cappitella
11:30 h – Chegada do Carrettino – Praça Adélio Lubiana – Festival Gastronômico
11:30 h – Apresentações Culturais: Gruppo di Ballo Bambini di Tutti i Colori – Nova Venécia / Gruppo di Ballo Fiori de Pendaga/Ibiraçu, Gruppo di Ballo Nova Trento – Guaraná/Aracruz; Gruppo Foklorístico Píccolo Pavone – Vila Pavão
13:00 h – Show Banda UP Pomerisch – Vila Pavão – Música alemã/Pomerana
14:30 h – Pfauplattler Gruppe – Dança Típica Alemã – Vila Pavão
15:00 h – Show Banda Toni Boni – Venda Nova do Imigrante
16:30 h – Tramonto Kiri Kere
17:30 h – Show banda UH – Nova Venécia
19:30 h – Show Gruppo ItaliAMO – Nova Venécia
21:30 h – Show Banda Roba da Ciodi – Nova Veneza/SC
Desfile Cortejo Cultural Carnevale di Venezia na Av. São Mateus
23:30 h – Show João Secchin – Nova Venécia
02:00 h – Encerramento
DIA 25 – DOMINGO
09:30 h – Missa Italiana na Matriz de São Marcos presidida por Padre Deucy Corrêa / cantos: Coral Italiano “Augusto Zaché” – Nova Venécia
09:30 h – Barchettino no Rio Cricaré com a participação da Charanga di Venezia
10:30 h – Festival Gastronômico
11:00 h – Apresentações Culturais: Gruppo Folklorístico “La nostra Felicità – São Roque de Canaã (infantojuvenil) / Gruppo Floklorístico Circolo Trentino – Santa Tereza / Gruppo de Dança Tradizione – Marilândia
12:00 h – Tombo da polenta
12:30 h – Gruppo di Ballo Bambini di Tutti i Colori – Nova Venécia
13:00 h – Concurso do Grupião – Equipe animadora da AMITAJ – Jaguaré (palco alternativo)
13:00 h – Show Banda V8 – Nova Venécia
14:30 h – Grupo de Dança Afro Estirpe – Mucurici
15:00 h – Show Banda Gioco di Mora – Alfredo Chaves
16:30 h – Show Banda Roba da Ciodi – Nova Veneza/SC
18:30 h – Show Banda Lexus e Ricardo Boa – Nova Venécia
20:30 h – Encerramento














