Agora

Associação de Praças defende ação policial que resultou na morte de jovem em Colatina

A Associação das Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (Aspra-ES) declarou acreditar que a ação dos policiais militares envolvidos na abordagem que resultou na morte do jovem Danilo Lipaus Matos, de 20 anos, em Colatina, foi legítima. Em comunicado divulgado neste domingo (2), a entidade afirmou que disponibilizou seu […]

Por ES Fala
· 2 min de leitura · 26 comentários
Associação de Praças defende ação policial que resultou na morte de jovem em Colatina

A Associação das Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (Aspra-ES) declarou acreditar que a ação dos policiais militares envolvidos na abordagem que resultou na morte do jovem Danilo Lipaus Matos, de 20 anos, em Colatina, foi legítima. Em comunicado divulgado neste domingo (2), a entidade afirmou que disponibilizou seu setor jurídico para dar suporte aos militares associados.

A morte do jovem ocorreu na noite de sexta-feira (31), durante uma abordagem policial no bairro Aeroporto. Segundo o boletim da PM, mais de 40 tiros foram disparados, sendo que cinco atingiram Danilo. O caso gerou grande repercussão e levou a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) a determinar o afastamento dos policiais envolvidos na ocorrência. Além disso, a Corregedoria da PM também investigará o episódio.

Nota da Aspra

No comunicado enviado à imprensa, a Aspra-ES destacou a complexidade da ocorrência e citou diversos registros feitos pela corporação antes da abordagem fatal.

“A ocorrência é bem complexa, onde foram lavrados vários boletins por guarnições diferentes, contendo registro de veículo roubado abandonado, perseguição, evasão a bloqueio policial e tentativa de atropelamento aos nossos policiais”, afirma a nota.

A entidade ainda argumentou que os policiais agiram para proteger a sociedade e que, caso não tivessem atirado, poderiam estar lamentando a morte de agentes ou pedestres.

“Se os policiais não tivessem atirado, podíamos agora estar lamentando a morte, por atropelamento, de um ou mais policiais, ou até mesmo de pessoas que estavam caminhando nas ruas. Nós temos o compromisso de proteger a sociedade e esta é a razão pela qual nossos policiais estavam mobilizados nessa ocorrência”, finaliza a nota.

De acordo com o boletim de ocorrência, participaram da ação os seguintes policiais militares:

  • Sargento Renan Pessimílio
  • Cabo Rodrigo de Jesus Oliveira
  • Soldado Eduardo Nardi Ferrari
  • Soldado Ramon Lucas Rodrigues Souza
  • Soldado Guilherme Martins (permaneceu dentro da viatura e não efetuou disparos)

A morte do jovem também está sendo discutida pela população de Colatina, tanto em conversas presenciais quanto nas redes sociais. O caso gera debates sobre a atuação policial e o uso da força, dividindo opiniões entre aqueles que defendem a ação dos agentes e os que questionam a abordagem realizada.

Compartilhe esta notícia

26 comentários

  1. Cleuza

    Si fosse o filho de vcs que estão defendendo o erro policial.. é triste não precisaria ter disparado um monte de tiro assim…

  2. NEUSA MARIA DE JESUS

    Porque não atiraram nos pneus assim parava o carro ,e poderia ter evitado a morte de um inocente,a polícia está para proteger a sociedade não para matar nossos filhos,não muito tempo meu neto foi parado numa blitz e ele estava todo certo e trabalhando e foi tratado como um bandido .queremos ordem e segurança não morte de inocentes será que os policiais tem filhos .sabe o que e a dor de perder um filho??fica aí a pergunta.

  3. Márcia da penha passos Passos

    Bom câmeras tem ao redor né,mais vcs sabem pra mim a abordagem não foi a correta, mataram sem saber quem era, poderia ser até um filho deles ou parente dentro no carro, menino de família não importa se tava na rua aquela hora blá blá blá.
    Conheci esse menino quando criança e parente do meu irmão o pai tá arrasado,no caixão meu pai que compareceu no velório disse que era uma criança com rostinho pequenino cabelos jogadinhas de lado.que tristeza.😔

  4. Marcelino

    EU não sou contra a ação dos policiais com relação a defesa da sociedade, o problema está em disparar contra o veículo, que também poderia acertar pessoas que não tem nada haver com essa abordagem
    Hoje está morrendo muitas pessoas por balas perdidas, deveria estudar uma maneira de como agir nesses casos.

    1. Anônimo

      SIMMM, poderia ter acertado pessoas inocente tanto que meu namorado estava passando de motooo na rua que estava as quatro viatura quando viu voltoo é uma viatura já entro no carro e foi trás dele.Graças a Deus que não deu em nada .Então não podem falar que foi para ‘’PROTEGER A SOCIEDADE’’

  5. CELIO DE LIMA RODRIGUES

    Policiais mal treinado tem que ser expulso vai casar vagabundo nos moro

    1. Maurilio Coutinho

      Onde eles estavam?

      1. Irineia Maciel

        Uai o que tem a ver o lugar?
        Esta se falando de um assassinato a tiros, um filho arrancado da famili

      2. Irineia Maciel

        Mais uma vez vou pedir que publique meu comentario, não ha nada tepetido la

    2. Marli

      Pq no morro? Vagabundo tem em tido lugar. Are dentro dos batalhões.

  6. Vania Bellato Franco

    Não poderia ser diferente,claro que a Associação defenderá os seus,até pelo despreparo e abuso ocorrido.Teria várias maneiras de parar o veículo,até porque se tivesse alguém ( civil ) na rua,o risco era mais em ser atingido pelos 44 disparos do que atropelados.
    Obs.:Não vemos confrontos assim envolvendo bandidos,traficantes etc…

    1. Irineia Maciel

      Porque você nao publuca meus comentarios?

    2. Irineia Maciel

      Porque você nao publuca meus comentarios?
      Ok vou para outras redes sociais

  7. Chirley maclaine

    Muito triste quem defende não pensa se fosse filho deles dizem que estão fazendo a segurança pública ,se podemos dizer segurança não sei o que é crime tratam todos como bandido meu vizinho estava trabalhando como motoboy eles abordaram ele nesse momento bateram nele e quiseram forjar drogas nele maltratando ele com ponta pés e muito mais. Quero justiça !

  8. Elida Maria Barcellos Rodrigues

    Lamentável o ocorrido os policiais têm que pagar, porque eles não fazem isso com bandidos, tem um monte na rua.Porque não atiraram nos pneus.

  9. Pereira do Nascimento

    Não tem nem vergonha na cara de coloca uma declaração mais esfarrapada dessas e ainda falar que estava protegendo a sociedade e se um desses tiros pega em outra pessoa ou em algum motoboy que estivesse passando na hora qual seria a desculpa em atirar mais de 40 vezes em uma pessoa desarmada. É triste saber que não podemos confiar nem nas pessoas que julgam nos proteger, que tiram a vida de um jovem como se não fosse nada

  10. Renata de Souza Barros

    Mais uma história pra tentar proteger os “homens das leis”! Vão fazer tudo que puder para tentar esconder!!! Não adianta, essa é a justiça!!!!
    Poderia ser qualquer outro pai ou família perdendo um filho do bem! Nem bandido, morre desse jeito! Foi muita cruedalde!

    1. Irineia Maciel

      Lamentavel, sinto muito pela familia que perdeu seu filho e ainda um sofrimento desse vendo seus assassinos divulgando a imagem dele como se ele fosse um bandido, isto é muito humilhante e covarde esta ja é uma associaçao falida, por isso a populaçao nao confia mais, são tantos crimes impune, por isso so piora e ganha Mais Força.

  11. Sabrina Bernardina

    Lamentável o que aconteceu , será mesmo que estavam protegendo pedestres ? 44 tiros não poderiam acerta os pedestres ? Agora vão inventar mil e uma coisa , o menino era de família , trabalhador e com um futuro pela frente .

  12. Anonimo

    Porque ele não parou na abordagem, nada disso teria acontecido, lamento a perda de familiares.

  13. Francislan Barbosa silva

    No fim isso ai não dá em nada, daria se fosse filho de gente de patente alta, vão levar no esquecimento infelizmente
    O que hoje os familiares podem contar e com a justiça divina por que a do homem é falha.
    Mais a divina não
    Meus pêsames aos familiares…

  14. ARC

    Cada um tem sua interpretação dos fatos, não estou defendendo nem crucificando os policiais nesse trágico desfecho da ocorrência, mas…os médicos erram, os políticos erram, os advogados erram, jogadores e arbitragem erram, a justiça brasileira é a que mais erra e a população (inclusive eu, você, seu vizinho, colega de trabalho etc…) também erra, mas o policial sempre foi rotulado com a
    obrigação de ser perfeito, de “nunca” poder errar. Já colocaram-se no lugar desses policiais ? Que sob pressão, stress, fadiga e ansiedade causadas pelo alto grau de piricosidade e complexidade da ocorrência em questão após escutarem via rádio da viatura
    vários relatos registrados de que um veículo cometeu vários crimes dentre eles roubo, disparos com arma de fogo em via publica, direção perigosa, perseguição etc… de que também foi avistado no interior de tal veículo um ocupante empunhando uma arma de fogo fazendo “mira” em sabe-se quem ou o que, somado a outras infrações pelas ruas da cidade, encontra-se em deslocamento ao seu encontro e infelizmente um outro veículo aparentemente/supostamente com as mesmas
    características surge no lugar errado e na hora errada, e que após ser dada ordem de parada ao condutor de tal veículo sendo que esse condutor NÃO obedecendo e “supostamente” (pois tem que ser averiguado) arremete o veículo na direção dos militares empreendendo fuga logo a seguir por “supostamente” temer a perda de sua CNH não daria problemas ? Que a polícia não tomaria atitude alguma ? Infelizmente toda situação e comunicação induziram a ação dos policiais ao
    erro de identificar/interpretar tal situação do momento/tomar decisão/ e agir tudo em pouquíssimos segundos após se depararem com o veículo “errado”, mas… será que foram só eles que erraram ? O condutor também não
    errou ao DESOBEDECER uma ordem legal de parada do agente da autoridade policial ? Existe um meio de comunicação conhecido pela alcunha de “Bananalonline” que para inflamar ainda mais a situação divulgou a seguinte manchete : “PM mata jovem com 44 tiros !” . Ae vem a pergunta, foram identificadas/constatadas 44 perfurações no corpo da vítima ? Com que propósito inflamar os fatos ocorridos levando/induzindo a população e principalmente familiares da vítima a uma
    interpretação digamos que distorcida dos fatos ? Sobre o excesso de disparos na ocorrência, com certeza será aberta uma investigação para saber se realmente foi necessário ou não. Sobre excesso de disparos que atingiram a vítima também será aberta investigação e ao fim dos trabalhos sendo constatado, podem ter certeza que os policiais responderão por seus atos. Outro ponto, aos inúmeros especialistas em segurança pública que sempre surgem quando algo trágico dessa magnitude ocorre envolvendo
    agentes de segurança pública dizendo ou até
    mesmo afirmando que o policial DEVERIA ter feito isso, feito aquilo, feito assim entre várias outras teorias e procedimentos, dizer-lhes que só se “atira” em pneus nos filmes.

  15. Agmarcarioca amigo do General do Lula

    Fazer treinamentos para nao cometer erros groseiros,a missao foi mal ,porque nao deu 1 tiro no pneu,sou paraquedista do Exercito ,sempre tem treinamento,a pm precisa ate fazer educaçao fisica.

  16. Sandra Gavassoni Buzatto

    Nada justifica mais de 40 tiros ….Isso não é defender sociedade nenhuma, claro que haverá os que estarão à favor dos policiais,porém se coloquem no lugar da família, que até agora estão sem nenhuma reposta sobre o acontecido….Muito triste o que aconteceu , nem criminoso ,nem assaltante ,são rendidos assim ….não me conformo nunca….vou repetir o que já falei …NADA JUSTIFICA MAIS DE 40 TIROS !!NADA …QUE A JUSTIÇA DEJA FEITA 🙏🏽

  17. Anair Zanetti Costa Aguiar

    Quanta crueldade esses policiais usam farda e se acham donos do mundo , vcs tem família e o dever desses policiais é proteger as famílias e não matar ,eu iria dar aula pra esse rapaz que poderia ser meu neto.Covardes é o que vcs são.Por favor publiquem minha fala , porque todas as vezes que quero expor minha opinião vcs dizem que está sendo repetido.Ou estão se vendendo também ?

  18. Adm

    Despreparo,deveriam ser expulsos da corporação,são muito fracos. Psicológico deles fraco.fora da corporação e julgamento cívil por homicídio doloso.

Deixe seu comentário

Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Mais em Polícia

As notícias da semana no seu e-mail

Todo fim de semana, o resumo do que mais importou em Colatina, no Noroeste e no Espírito Santo. Grátis, e dá para sair quando quiser.